Delegado Claudinei visita Obra Kolping de Rondonópolis

Delegado Claudinei visita Obra Kolping de Rondonópolis
Deputado conhece o trabalho desenvolvido pela Obra Kolping de Rondonópolis Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS

Delegado Claudinei visita Obra Kolping de Rondonópolis

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) se reuniu com o presidente da Obra Kolping de Mato Grosso, padre Aladim Leodenis Loureiro, na última segunda-feira (17). O objetivo é conhecer o trabalho desenvolvido com a promoção de cursos de capacitação para atender a população carente, em Rondonópolis, na Vila Operária. Essa entidade também atua nos municípios mato-grossenses de Sinop, Cuiabá, Várzea Grande, Campo Verde, Juscimeira, Rondonópolis, Pedra Preta e São José do Povo.

Aladim conta que a Obra Kolping foi fundada pelo sacerdote católico Adolf Kolping e surgiu de um movimento na Alemanha com o propósito de atender a juventude com cursos de qualificação. Assim, terem a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho. “Sou o representante oficial de Mato Grosso. Temos alguns centros profissionalizantes voltados à população carente. A Obra abre possibilidades para diferentes projetos. Tem uma grande demanda de recepção de projetos oriundos de diversos parceiros. A parceria é muito importante para o desenvolvimento dos trabalhos”, explica o padre.

Os principais parceiros que apoiam a entidade, em Rondonópolis, são a prefeitura municipal, duas instituições alemãs, Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Justiça do Trabalho de Mato Grosso, conforme explica Aladim. “A Obra Kolping desenha e elabora projetos voltados à sociedade, provenientes de recursos de nossos parceiros. São várias frentes de acordo com os trabalhos de nossos parceiros”, esclarece.

São diversas áreas que a Obra Kolping busca trabalhar, em que envolvem cursos voltados para confeitaria, artesanato, técnicas de vendas, rotinas administrativas, cabelereiro, informática, salgadeira, entre outros. Em destaque, o presidente da entidade conta sobre o projeto piloto com público transgênero que contou com a participação de 25 inscritos. “Uma gestora do Ministério Público pediu para desenhar um projeto piloto, nós assumimos há mais de um ano e excutamos. O piloto com trans que foi executado em Rondonópolis foi um sucesso. Somente 13 concluíram o curso no final de um ano, sendo eles 12 trans e um homossexual”, pontua o padre.

Delegado Claudinei conheceu as estruturas da entidade e tomou conhecimento dos projetos desenvolvidos pela entidade, em Mato Grosso. “Importante trabalho social com cursos oferecidos de forma gratuita. Mas, precisam de apoio e recursos para poder disponibilizar estes cursos para a sociedade de Mato Grosso. Vamos buscar recursos junto a Assembleia Legislativa, ver o que podemos ajudar para que este projeto não pare e também buscar parcerias junto com a sociedade”, posiciona.

Um das preocupações do presidente da Obra Kolping de Mato Grosso é quando encerram os projetos que, consequentemente, interferem nas condições financeiras. Ele solicitou apoio ao parlamentar em relação a captação de recursos e parceiros para a promoção de mais cursos. “É uma alegria de receber, poder estender as mãos para sermos parceiros em prol de um bem comum que é o povo. Ele (deputado) tem demonstrado verdadeiramente o que tem voltado para o povo, visitando as instituições, as diversas espalhadas por Mato Grosso, olhando de maneira carinhosa para Rondonópolis. Posso dizer com a alegria que a conversa que tivemos foi proveitosa para o futuro desta instituição. O bem comum deste povo que vem buscar a capacitação e o seu sustento”, diz Aladim.

História – A Obra Kolping foi oficialmente fundada no dia 6 de maio de 1849, em Colônia, na Alemanha. A primeira entidade no Brasil surgiu em São Paulo, em 1923 – sendo que em Mato Grosso, as atividades iniciaram em Juscimeira, no ano de 1978.

+ Acessados

Veja Também