A Uber afirmou que lugar de mulher é na cozinha em uma campanha na Índia para promover o serviço de entrega de comidas, o UberEats. A ação gerou a indignação de consumidores e irritou uma das principais executivas da empresa.
No último domingo (17), o país asiático celebrou o “Dia da Apreciação da Esposa”. Para aproveitar a ocasião, a Uber resolveu distribuir cupons de desconto para usar o UberEats.
As notificações da promoção eram acompanhadas da seguinte mensagem:
"Queridos maridos, um gentil lembrete – hoje é Dia de Apreciação à Esposa! Peça pelo UberEats e deixe sua esposa tirar uma folga da cozinha."
O código da promoção era “nocookingday” (dia de não cozinhar) e dava desconto de 100 rúpias (R$ 5) em corridas que custassem pelo menos 400 rúpias (R$ 19,50).
Um usuário do Twitter resolveu questionar diretamente executivos da Uber. Mandou mensagem para o CEO Dara Khosrowshahi e a diretora de marca, Bozoma Saint John.
Ela não gostou do que viu:
“Isso é completamente inaceitável. Nós daremos um jeito nisso”, afirmou Bozoma Saint John.
Ainda no domingo, a Uber cancelou a campanha e se desculpou pela campanha.