Deixar o cachorro dentro ou fora de casa: o que é melhor?

Deixar o cachorro dentro ou fora de casa: o que é melhor?

Deixar o cachorro dentro ou fora de casa: o que é melhor?

Ser tutor de um cachorro não é tarefa fácil. A pessoa que assume essa responsabilidade fica encarregada de alimentá-lo, ensiná-lo bons comportamentos, cuidar de sua saúde e do bem-estar.

São muitas as atribuições e compromissos, e por mais experiente que seja o tutor, sempre podem surgir dúvidas de como criar o cachorro.

Uma das incertezas mais comuns é se o cão deve ser criado dentro ou fora do ambiente doméstico e quais os limites dessa convivência.

Enquanto algumas pessoas alegam ser melhor deixar o animal fora de casa por questões de higiene, outras entendem que o cão precisa de uma boa socialização, inclusive com a sua família humana e, por isso, o bichinho deve ficar dentro de casa.

O que dizem os médicos veterinários

Se você perguntar para um médico veterinário, especialista em cães, se é melhor deixar o pet dentro ou fora de casa, ele certamente vai tentar mostrar que existem alguns aspectos que devem ser ponderados pelo tutor, como, por exemplo, que para ficar em casa é necessário alguns cuidados, sobretudo com a saúde.

Mas, certamente, ele também vai tentar mostrar que deixar o cão somente fora de casa não é a melhor alternativa, uma vez que os bichinhos podem sentir o isolamento e se abater com a reclusão.

Cuidados ao deixar dentro de casa

Os cães podem ser transmissores de algumas doenças, como a micose, a leptospirose e mesmo a temida raiva.

É claro que os cães domésticos, que recebem vacinação e cuidados como banho e tosa, ficam menos suscetíveis a esses problemas, mas o fato é que eles eventualmente podem sofrer com essas condições.

Além disso, os cães também podem desencadear algumas alergias e agravar os problemas respiratórios de quem sofre, por exemplo, de rinite e bronquite.

Por isso, é necessário certa precaução com relação aos cômodos que eles frequentam.

Muitos médicos veterinários recomendam manter os animais um pouco distantes de áreas como quartos, camas e sofás. Ou seja, eles podem circular pela casa, mas é importante delimitar os espaços.

E é válido lembrar que os tutores devem ser rígidos com as regras para que os animais entendam que existem limites – esta é uma forma de moldar a personalidade dos cães e deixá-los disciplinados.

Para quem se incomoda um pouco com essas restrições, é importante lembrar que as normas protegem ambos, tanto os tutores e a família humana, como os pets.

Não isolar totalmente

Mas se engana quem pensa que, por questões de higiene, é melhor deixar o cão completamente isolado fora de casa.

Muitos médicos veterinários pontuam que isso também não é uma atitude correta dos tutores, principalmente porque os cães são animais sociáveis e sentem muito o isolamento total.

É necessário restringir o acesso a algumas áreas, como quartos e salas, mas não é legal também nunca deixá-los circular dentro de casa.

Áreas como lavanderias e varandas devem ser de uso comum dos cães. Cozinhas também são uma possibilidade, desde que o tutor não esteja preparando nenhum alimento.

O recomendado, para quem não quer deixar o cão o tempo todo dentro de casa, é que, pelo menos, eles possam ficar por algumas horas junto ao convívio familiar e que os tutores brinquem e se socializem com os animais sempre que possível.

Isso evita, por exemplo, comportamentos agressivos e descontrolados da parte do bicho.

Quando estiver frio ou chovendo, coloque dentro de casa

Muitos tutores criam áreas protegidas para os cães ficarem fora do ambiente doméstico. Por isso, compram casinhas de cachorro bem protegidas, com coberturas e tintas impermeáveis, por exemplo.

Mas é importante que, quando o clima estiver instável, os cães sejam recolhidos.

Muitos cães têm medo, por exemplo, de chuva e dos trovões. Assustados e presos, eles podem ficar muito estressados e acabar se machucando ou mesmo tentando fugir.

Por isso, é estritamente recomendado que quando estiver chovendo os cães sejam alocados dentro de casa.

O mesmo se diz sobre o frio. Os cães têm os pelos que os protegem de temperaturas mais baixas, mas é muito importante que eles fiquem bem aquecidos quando as temperaturas estiverem mais baixas.

É importante reforçar que não há nada de errado em deixar os animais dormindo fora do ambiente doméstico, assim como não há problemas em deixá-los dentro de casa.

Mas é importante que o tutor tente balancear as situações e não isole demais e nem os deixe sem limites dentro de casa.

+ Acessados

Veja Também