O Ministério da Integração e do Desenvolvimento, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), divulgou uma nota oficial para esclarecer que não foi o responsável pelo envio de alerta de terremoto que chegou aos celulares de moradores de São Paulo e Rio de Janeiro na madrugada desta sexta-feira (14).
“Os alertas não foram gerados pelo Sedec. Foram emitidos pelo Google por meio de um sistema automatizado presente em dispositivos Android”. O comunicado encerra afirmando que a “Defesa Civil Nacional mantém sua estratégia de comunicação utilizando os canais oficiais já conhecidos pela população, garantindo informações seguras e confiáveis”.
O alerta enviado por volta das 2h30 da manhã para celulares Android indicava que havia acontecido um terremoto no litoral paulista, na região de Ubatuba. O tremor teria magnitude de 5,5, segundo o aviso que chegou aos aparelhos móveis.
A Defesa Civil de São Paulo, logo pela manhã, se manifestou e negou que tenha emitido o alerta e que o responsável por isso foi o Google. O Centro de Sismologia da USP também divulgou uma nota informando que “não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado de São Paulo. Não há nenhuma ocorrência registrada ou em atendimento pelas equipes das Defesas Civis municipais”.
O Google ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.