Decisão terá duelo Robinho x Valdivia

Redação PH

Redação PH

Decisão terá duelo Robinho x Valdivia

A final do Paulistão promete ser de muito equilíbrio. E vou além: das decisões dos últimos anos do Estadual, acredito que Santos e Palmeiras será a decisão mais "igual", com dois jogos que prometem ser muito disputados e com um equilíbrio que há muito tempo não se vê nas finais do regional.

Até mesmo no número de talentos as equipes se equiparam, com jogadores que podem decidir o campeonato. Do lado do Palmeiras, o polêmico, mas bom de bola Valdivia pode ser o fator de desequilíbrio para o Alviverde.

Já do lado do Santos, o veterano Robinho tem tudo para fazer a diferença nos dois jogos.

Com exceção destes dois jogadores, Santos e Palmeiras se igualam pelo fato de terem times ainda em formação e com muito bons jogadores, mas atletas ainda com status de coadjuvante.

Vejo, sim, o Santos um pouco à frente do Palmeiras e, portanto, mais próximo do caneco e por dois motivos: por ter um time mais pronto do que o rival e pelo fato de jogar em casa.

A decisão na Vila Belmiro é uma vantagem santista, sem dúvida.

No entanto, há de se destacar dois pontos deste novo Palmeiras que chega à decisão. Após passar pelo Corinthians, na semifinal, o Palmeiras se encorpou e ganhou a moral e a confiança necessárias para chegar forte à final do estadual.

Além disso, mostrou superação ao buscar a vaga na casa do adversário, nos pênaltis, além da volta por cima no tempo normal. O emocional alviverde está em alta.

Vejo o primeiro jogo, no Allianz Parque, como fundamental para o Palmeiras. Uma vitória em casa por dois gols de diferença e o título dificilmente escapará das mãos ou pés do Alviverde. Agora, caso não vença, buscar o título na Vila Belmiro será uma árdua missão.

Para o Santos, a decisão é uma espécie de jogo de xadrez. Apesar de ter apenas o fator campo como vantagem, o Alvinegro sabe o tamanho desta vantagem e que precisará sobreviver ao primeiro duelo para ficar mais próximo do título. Por isso, é importante mostrar força e evitar a derrota na primeira partida para depois, em casa, definir o placar e o título.

A decisão do Paulistão promete. Lamento a final ser na Vila Belmiro, pois vejo o estadual com a necessidade de definir seu campeão num palco maior, até para levantar o moral da competição. Mas a FPF resolveu bancar a Vila Belmiro, então melhor para o Santos.

Não entro no mérito se os finalistas devem ou não jogar em casa, mas que para o produto “Paulistão” seria melhor um Pacaembu ou um Morumbi isso é inegável.

+ Acessados

Veja Também