Débitos de produtores afetados pela seca poderão ser renegociados

Redação PH

Redação PH

débitos de produtores afetados pela seca poderão ser renegociados

Débitos de produtores afetados pela seca poderão ser renegociados

Os débitos de produtores rurais afetados pela seca no Nordeste e no norte de Minas Gerais poderão ser renegociados, mesmo que já tenham sido prorrogados.Os pedidos de renegociação precisam ser feitos até 29 de dezembro e os mutuários pagarão os juros originais dos contratos.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu ampliar os débitos a serem refinanciados em decorrência da estiagem nos municípios da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Critérios

Poderão ser renegociadas as operações de crédito rural de custeio (plantio e manutenção da lavoura) ou de investimentos, contratadas de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2016. O produtor ou a cooperativa rural terão perdão da multa e de demais encargos e poderão refinanciar e pagar as parcelas por nove anos, começando somente em 2021.

Em maio, o CMN tinha aprovado renegociação semelhante, mas apenas paradébitos vencidos ou a vencerdesde 1º de janeiro de 2016 a 29 de dezembro deste ano. Agora, as operações de crédito contratadas de 2012 a 2015 também poderão entrar na renegociação.

+ Acessados

Veja Também