De malas prontas para o Nacional, Cuiabá Rugby é obrigado a desistir

Redação PH

Redação PH

De malas prontas para o Nacional, Cuiabá Rugby é obrigado a desistir

O Cuiabá Rugby sentiu por alguns minutos a alegria de participar mais uma vez do Circuito Brasileiro de Seven, mas foi obrigado a desistir. A equipe chegou a receber o convite nesta terça-feira da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) para estar no Nacional, mas logo depois de ser chamado, o presidente da confederação pediu que o time não fosse. Os outros três times convidados não poderão ir por falta de dinheiro, o que deixaria a competição com 13 clubes na primeira fase, dificultando a montagem dos grupos no circuito.

A equipe de Cuiabá deve participar apenas da segunda etapa da competição que acontece em São Paulo nos dias 14 e 15 de março. Mas para os times é impossível ser campeão do circuito sem os pontos da fase inicial, já que se trata de uma soma de pontos das duas etapas.

– Nós fomos convidados pra ir, nós iríamos, só que meia hora depois do convite o presidente da confederação ligou pra gente cancelando. Ele disse que todos os outros times não vão por não ter condições financeiras, então ficaria difícil para a CBRu fazer a competição com 13 times. Foi chato ter que desistir – disse o capitão do Cuiabá Rugby, Marcelo Arruda por telefone, ao GloboEsporte.com.

A falta de patrocínio também é um problema para a equipe de Cuiabá, que vive atrás de apoio. Mesmo assim o capitão do time afirma que não deixaria de participar de uma competição nacional como essa.

– Não é fácil comprar passagens de avião para os jogadores e para o treinador em menos de uma semana. Mas essa competição significa muito pra nós, por isso daríamos um jeito de ir na primeira etapa. Vamos para a segunda fase em São Paulo, mas sabemos que não vai ser possível vencer – afirmou Marcelo.

O capitão Marcelo acredita que um dos motivos da desistência dos clubes convidados é o fato da CBRu privilegiar as cidades do eixo Sul-Sudeste para a realização dos eventos, prejudicando times de estados mais distantes, como Mato Grosso.
– Foi um erro feio da CBRu, porque o rúgbi é muito forte nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Eles fizeram um qualificatório em Santa Catarina, uma etapa no Rio Grande do Sul, outra em São Paulo em menos de 30 dias. Para os times desse eixo tudo bem, mas para nós de outros cantos do país é difícil. Eles não pensaram no Brasil inteiro, isso é um erro que nós precisamos brigar pra mudar, porque saímos prejudicados – disse o capitão do Cuiabá Rugby.

Inicialmente irão participar da competição 16 clubes, sendo 12 fixos e 4 convocados. Agora, o Circuito Brasileiro de Seven que começa neste fim de semana em Porto Alegre contará com 13 equipes. São elas: de São Paulo – São José, SPAC, Jacareí, Ilhabela, Pasteur e Band Saracens; o Niterói-RJ; Uberlândia -RJ; Curitiba- PR; Desterro -SC; Brummers -RS e Campo Grande-MS.

+ Acessados

Veja Também