“Da noite pro dia”, governo federal anuncia fechamento da unidade avançada do INCRA em Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

Foto: Guilherme Silveira

“Da noite pro dia”, governo federal anuncia fechamento da unidade avançada do INCRA em Rondonópolis

Em coletiva de imprensa, o prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) se reuniu com autoridades na tarde desta sexta-feira (26), para falar sobre o fechamento da base avançada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), instalada há 2 anos em Rondonópolis.

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Claudio da Farmácia (PMDB), a unidade gera um custo de R$210 mil por ano para o governo federal e uma saída para manter a unidade no munícipio seria arcar com todos os custo do INCRA, mesmo já pagando 90% deles, sendo aluguel, água, luz e outros funcionários contratados; e atende cerca de 17 municípios, sendo que 11 possuem assentamentos e a determinação da desativação vem do governo federal e afeta mais de 5 mil famílias produtoras.

O prefeito José Carlos do Pátio, durante seu discurso disse que a notícia foi recebida como uma facada nas costas, “Estão brincando com coisa séria, hoje eles tiram o INCRA, amanhã tiram outra coisa, até deixar a cidade totalmente desestabilizada. E se o problema é o custo dos servidores concursados, eu banco para manter o INCRA em nosso município”, ressaltou o prefeito.

Uma coletiva com manifestação contra o encerramento deve ser realizada no INCRA em Cuiabá na próxima terça-feira (30) de manhã.

+ Acessados

Veja Também