Custos da indústria recuam 1,1% no 2º trimestre

Redação PH

Redação PH

diário oficial da união publica decreto com o novo salário mínimo de r$ 937

Custos da indústria recuam 1,1% no 2º trimestre

Pela primeira vez desde 2014, os custos industriais registraram queda. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela pesquisa, houve um recuo de 1,1% na comparação entre o primeiro e o segundo trimestre do ano.

Os dados fazem parte do Indicador de Custos Industriais, levantamento que foi divulgado nesta quarta-feira (14). Segundo a CNI, a redução foi puxada pela queda dos custos com capital de giro e com bens intermediários importados – produtos usados para produzir outros itens.

A entidade informou ainda que, ao segundo trimestre, o custo com capital de giro caiu 7,7% e o de custos com bens intermediários recuou 11,2%. A queda do dólar frente o real está entre os principais motivos para a redução de custos no período.

Melhora do cenário para a indústria

A CNI explicou que esse movimento de baixa permitiu melhorar as margens de lucro das empresas. “É o terceiro trimestre consecutivo em que o aumento dos preços supera o aumento dos custos industriais, o que indica um período de descompressão das margens de lucro”, informou a entidade no estudo.

+ Acessados

Veja Também