Custo de vida nos EUA – Quanto custa morar na terra do Tio Sam?

pixabay.com

Custo de vida nos EUA – Quanto custa morar na terra do Tio Sam?

O custo de vida nos EUA pode ser analisado de diferentes formas, já que é possível visitar o país de diferentes maneiras. Uma pessoa que viaja para um intercâmbio nos EUA, por exemplo, não terá o mesmo custo de vida de alguém que somente viaja para o país e por lá fica até onde “der na telha”.

Falando sobre isso, são muitas as pessoas que viajam até o país para trabalhar. O trabalho nos Estados Unidos é muito bem remunerado em relação ao nosso dinheiro, já que o real vale cinco vezes menos do que o dólar na cotação atual. Dessa forma, são muitos os brasileiros que viajam anualmente para lá.

Muitos vão com o visto de viagem, sem permissão de trabalhar, visto esse que dura cerca de seis meses. Os mesmos começam a trabalhar já no primeiro mês em que chegam, geralmente com empregos de mão de obra pesada e que pagam bem, estouram o tempo de estadia no país e ficam a mercê de serem extraditados a qualquer momento.

Neste conteúdo, além de falarmos sobre o custo de vida nos EUA, vamos abordar muito sobre a situação de trabalho no país. Falaremos o quanto se pode ganhar por semana, mês e até mesmo em um ano, e no final do conteúdo falaremos sobre o custo de vida, exemplificando o quanto se ganha e o quanto se perde enquanto fica nos EUA. Leia conosco!

Pode trabalhar nos EUA?

Afinal, pode trabalhar nos EUA? Bem, sim e não. Existem vistos que fornecem a chance de poder trabalhar legalmente em solo norte-americano por um período previamente determinado, geralmente algo entre um e três anos. Porém, os mesmos são muito difíceis de serem tirados, e geralmente você precisa de alguma formação acadêmica para consegui-lo.

Outra maneira é conseguindo o green card, uma espécie de documento que lhe dá liberdade para fazer o que quiser em solo norte-americano, como um cidadão comum do país. Assim como o exemplo anterior, é muito difícil de retira-lo. Portanto, custo de vida nos EUA continua alto.

A forma mais simples de conseguir trabalhar nos EUA e mais feita atualmente é ilegalmente. O custo de vida nos EUA é barato, o que significa que seus gastos serão poucos do salário que receber, sobrando muito para guardar. Os empregos informais são os mais famosos, quando as pessoas viajam com visto de turista e ficam trabalhando no país.

É fácil de conseguir um emprego nos EUA?

Mais fácil do que imagina. Trata-se de um país muito grande, com muitas empresas, com a melhor moeda do mundo e um mercado sempre aquecido, independentemente das crises financeiras que passa. Isso significa que existem muitos empregos, a grande maioria mão de obra mais pesada, serviços secundários, que são fornecidos aos turistas do Brasil.
O salário é bom em relação ao real, principalmente porque como mencionamos, o custo de vida nos EUA é baixo, fazendo com que muito do que ganha trabalhando sobre.

Quanto paga um serviço nos Estados Unidos da América?

E quanto paga um serviço comum nos EUA? Um salário mínimo em um trabalho legal pode chegar a incríveis dois mil dólares semanais. Porém, estamos considerando serviços mais pesados, onde a mão de obra é mais secundária. Nesses casos, você pode ganhar cerca de 150 dólares diários, chegando a 4500 dólares mensais. Em conversão com a cotação atual, estamos falando de algo em torno de R$24.750,00 em nossa moeda.

Quanto tempo consigo ficar nos EUA?

Como mencionamos anteriormente, tudo depende de seu visto. O visto para trabalho pode chegar até 3 anos de duração, enquanto o de turismo algo em torno de seis meses. Nesse último caso, a grande maioria dos brasileiros continue no país mesmo quando o período do visto acaba, buscando uma oportunidade de se regularizar no emprego e solicitar o green card, ficando legalmente no país novamente.

Qual o custo de vida nos EUA?

E então, qual o custo de vida nos EUA? Como mencionamos acima, é possível ganhar entre 4500 a 5000 dólares mensais, uma quantia e tanto. Mas quanto disso é gasto em itens essenciais como moradia, alimentação, roupas e deslocamento? O que podemos adiantar é que muito depende do local onde você morar.
Como sabe, os estados possuem suas próprias Leis, o que acaba influenciando e muito no custo de vida dos norte-americanos. Enquanto no Havaí o custo anual médio pode chegar a quarenta mil dólares, cerca de 3.300 dólares mensais, em Dakota do Sul chega a pouco mais de 26 mil dólares e meio, algo em torno de 2.200 dólares mensais.

Portanto, a nossa dica é que você pesquise bastante antes de viajar para os EUA para trabalhar, pois seus ganhos podem não ser suficientes para se manter caso escolha um estado ruim para morar. Até a próxima!

+ Acessados

Veja Também