Cururu e Siriri ganham destaque no Senado no Dia Nacional da Música e da Viola Caipira

Cururu e Siriri ganham destaque no Senado no Dia Nacional da Música e da Viola Caipira

Cururu e Siriri ganham destaque no Senado no Dia Nacional da Música e da Viola Caipira

O Cururu e o Siriri, assim como a viola de cocho, foram destacados pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT) nesta segunda-feira, 15, durante sessão especial que comemorou o Dia Nacional da Música e da Viola Caipira. Segundo ele, “são ritmos muito peculiares e autenticamente conservados em Mato Grosso” e que integram o vasto e rico cenário cultural do Brasil, como a catira, folias de reis, danças de São Gonçalo, congadas, calangos, entre outros.

Wellington Fagundes ressaltou que Mato Grosso “respira cultura”. Em seu pronunciamento, ele fez questão de citar o trabalho do grupo cuiabano Flor Ribeirinha, que, em 2017, foi o vencedor do Festival Internacional de Arte e Cultura, realizado em Istambul, na Turquia, com o espetáculo “Mato Grosso Dançando o Brasil”, em que faz uma passagem pelas danças típicas do nosso país.

A sessão especial contou com várias apresentações de violeiros, como Zé Mulato e Cassiano, Claudinho da Viola e os alunos dos alunos do Núcleo de Ensinamento de Viola – Caub I, de Brasília. Autor do requerimento da sessão especial, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) afirmou que a sessão trouxe reconhecimento à música e à cultura de raiz, que sofrem a falta de investimentos.

Em seu pronunciamento, citou o grupo cuiabano Flor Ribeirinha, que, em 2017, foi o vencedor do Festival Internacional de Arte e Cultura, realizado em Istambul, na Turquia, com o espetáculo “Mato Grosso Dançando o Brasil”, em que faz uma passagem pelas danças típicas do nosso país.

O senador mato-grossense ainda destacou a cidade de Poxoréo, no sudeste do Estado, outrora uma das maiores regiões de exploração de diamantes, que abriga há 17 anos o Encontro Nacional de Violeiros. Esse evento, é considerado um dos maiores festivais de viola caipira do Brasil. Para tanto, na cidade foi erguido o que se chama de “Templo da Viola”.

Fagundes também aproveitou para “cumprimentar os bravos homens e mulheres e crianças que eternizam a cultura e enraíza essas manifestações como referencial fundamental a formação de um povo” e anunciou apoio ao projeto de lei que institui o dia 13 de 03 Junho como o Dia Nacional da Música e Viola Caipira, em tramitação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. A data homenageia o jornalista, escritor Cornélio Pires, considerado um dos mais importantes folclorista e etnógrafo da cultura e do dialeto caipira.

Também estiveram presentes na sessão especial o prefeito de Cristalina (GO), Daniel Sabino Vaz; o fundador do Clube do Violeiro Caipira, Volmi Batista da Silva; e o representante da Associação Nacional dos Violeiro e Violeiras do Brasil, Luiz Faria.

+ Acessados

Veja Também