Curso de formação traz professores de renomadas universidades brasileiras

Mais de 200 professores da educação básica participam de um curso de formação
Divulgação

Curso de formação traz professores de renomadas universidades brasileiras

Mais de 200 professores da educação básica participam de um curso de formação, entre os dias 24 e 26 de outubro, na Escola Estadual Hermes Rodrigues de Alcântara, em Santo Antônio de Leverger (a 34 quilômetros ao sul de Cuiabá). Trata-se do curso “I Encontro de Educadores da Baixada Cuiabana – As tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem”.

Além de professores palestrantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), confirmaram presença educadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A diretora da Escola, Gislaine Auxiliadora de Lima Reis, informa que além dos professores da própria escola, estão inscritos educadores das outras 11 escolas da rede estadual localizadas no município, além de estudantes do ensino médio. O curso dará certificado de 20 horas.

Segundo o idealizador do curso, o professor-doutor em física Dorilson Silva Cambui, que leciona na escola, a iniciativa foi possível graças ao projeto aprovado junto à Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). Com isso, pode convidar professores de instituições de ensino superior públicas federais para debater o assunto.

“São pesquisadores que desenvolvem trabalhos com aplicativos de celulares podendo ser utilizados em qualquer área ou disciplina. Os professores da educação básica têm aplicativos, mas não sabem como aproveitar o potencial em sala de aula. E a formação é justamente para isso”, destaca.

O professor-doutor está otimista porque os pesquisadores fazem questão de ter contato com os professores. “Muitos dos nossos convidados desenvolvem os projetos, mas não participam do dia a dia da sala de aula. E o curso é justamente para promover esse encontro”, acrescenta.

Cambui explica que faz questão de trabalhar em sala de aula, mesmo após a conclusão do doutorado em 2011. “Eu trabalhava na Agrovila das Palmeiras e agora estou na EE Hermes, também em Leverger. Esse trabalho com os alunos é gratificante”.

Abertura

Apesar do início das atividades ocorrer na quarta-feira de manhã, o credenciamento começa a partir das sete horas, seguido de minicursos e palestras, a abertura oficial está marcada para as 19h.

Haverá apresentação cultural de cururu e siriri, além do Coral Arte Cidadã, da Associação Arte Cidadã é uma Organização Não Governamental que atende atualmente cerca de 200 pessoas entre crianças, jovens e adultos com aulas de canto coral e de instrumentos musicais, tudo de graça nos municípios de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.

+ Acessados

Veja Também