Curso apresenta alternativas para empresas diminuírem custos com energia elétrica

Redação PH

Redação PH

curso apresenta alternativas para empresas diminuírem custos com energia elétrica

Curso apresenta alternativas para empresas diminuírem custos com energia elétrica

“A energia é o insumo mais caro da minha empresa, por isso participei desse curso para aprender algumas alternativas para diminuir o consumo e reduzir o valor da tarifa”. A afirmação é do proprietário de uma empresa do segmento de alimentos, Aier Jacques Siqueira. Ele e diversos empresários do setor industrial de Primavera do Leste e Cáceres participaram do curso ‘Como reduzir os custos da energia elétrica’, oferecido pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e sindicatos patronais nesta semana.
O objetivo da capacitação, que teve duração de quatro horas, foi de disseminar informações sobre a composição da conta de energia e mostrar como o alto custo prejudica o setor produtivo. Ministrado pelo consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fábio Sales Dias, o curso forneceu orientações técnicas para as empresas alcançarem maior eficiência energética, além de estimular, por meios dos sindicatos patronais, a participação nos processos de revisão e reajuste da tarifa.
Segundo pesquisa da Federação das Indústrias no Estado do Rio de Janeiro (Firjan), os consumidores industriais do Brasil pagam a tarifa mais cara do mundo, entre 28 países pesquisados. Sendo assim, uma das alternativas é buscar formas para reduzir os custos e evitar a perda de competitividade. “O empresário precisa buscar a eficiência energética, como fazer a troca de lâmpadas, desligar as máquinas, quando possível, no horário de pico, dar atenção especial quanto à ventilação, realizar trocas de equipamentos antigos”, explanou o consultor.
Durante a capacitação, os participantes também fizeram exercícios práticos para entender melhor a conta de energia e saber como são feitos os cálculos. “A conta é muita complexa, mas, ao participar do curso, alguns pontos ficaram mais claros. Além disso, percebi que mesmo economizando no consumo, a tarifa será sempre alta por causa dos impostos”, declarou a proprietária de uma empresa do ramo de confecção, Henícia Maria Faria.
A capacitação ‘Como reduzir os custos com energia’ é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento associativo (PDA), da CNI, em parceria com o Sebrae. Em Primavera do Leste, foi realizada nesta quinta-feira (14/04) e contou com a parceria do Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-Sul), Sindicato das Indústrias da Alimentação da Região Sul de Mato Grosso (Siar-Sul) e do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec-Sul).

+ Acessados

Veja Também