Cuiabá recebe mais de 150 representantes de 30 TCs em evento de boas práticas

Cuiabá recebe mais de 150 representantes de 30 TCs em evento de boas práticas

Cuiabá recebe mais de 150 representantes de 30 TCs em evento de boas práticas

Cuiabá vai receber a visita de mais de 150 representantes de 30 dos 34 Tribunais de Contas brasileiros durante o 1º Laboratório de Boas Práticas do Controle Externo. O evento, inédito no âmbito dos TCs, será realizado na capital mato-grossense nos dias 3 e 4 de setembro e terá a apresentação de 67 experiências consolidadas e com resultados efetivos, sobretudo os relacionados às atividades de auditoria, fiscalização, estimulo à transparência e ao controle social e melhoria da gestão interna dos Tribunais de Contas.
O 1º Laboratório de Boas Práticas do Controle Externo terá sua abertura às 8h30 da segunda-feira(3/08), no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa.
No segundo dia, terça-feira (4/08), todas as atividades serão realizadas em auditórios e salas do próprio TCE-MT. No total, contando o público local, especialmente relativo ao corpo técnico dos TCE-MT, estão inscritos 538 participantes.
Entre os presentes, também estarão os representantes do Tribunal Administrativo da República de Moçambique, da ONG alemã Open Knowledge e de órgãos de controle estadual, como o Ministério Público e a Controladoria Geral do Estado.
O público predominante, todavia, será dos auditores, técnicos e auxiliares do TCE-MT, para os quais o evento foi originalmente pensado a partir da reestruturação da área técnica. Desde o começo deste mês, a fiscalização passou a contar com Secretarias de Controle Externo (Secex) especializadas. São 9 Secex com 24 supervisões temáticas.
Durante o primeiro dia, serão realizadas 10 apresentações no painel Controle Externo, a exemplo de sistemas eletrônicas de fiscalização usados pelo Tribunal de Contas da união (TCU), denominadas LabContas, (os robôs) Sofia, Alice e Mônica, Sistema Iris – Indicador de Risco de Irregularidades, do TCE-RJ, Política de Fiscalização Integrada Suricato, do TCE-MG.
No segundo dia, os participantes serão divididos em 10 espaços, onde serão ofertadas 57 palestras, sobre sistemas, aplicativos, metodologias e outras experiências de fiscalização.
O conselheiro presidente do TCE-MT, Gonçalo Domingos de Campos Neto, explicou que o 1º Laboratório de Boas Práticas do Controle Externo assumiu um caráter nacional ao contar com a parceria da Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Associação dos Ministros e Conselheiros Substitutos (Audicon). Assim, além de buscar experiências exitosas de outros TCs, o evento abriu espaço para a participação de representantes dos demais Tribunais de Contas.

+ Acessados

Veja Também