Cuiabá é excluído da Copa FMF e Dom Bosco vai decidir título contra o União

Redação PH

Redação PH

Cuiabá é excluído da Copa FMF e Dom Bosco vai decidir título contra o União

Por unanimidade, o Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso (TJD-MT) decidiu, na noite desta quinta-feira, pela exclusão do Cuiabá da Copa FMF sub-21, pela escalação irregular do jogador Michel, na primeira partida semifinal da competição diante do Dom Bosco, no dia 11 de novembro. O Azulão da Colina, que acionou o tribunal, reverteu a decisão, e aguarda a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), que deve publicar as datas das finais na tarde desta sexta. O campeão da Copa FMF garante a terceira vaga de Mato Grosso na Copa do Brasil em 2016.

O presidente da 1ª comissão disciplinar e os outros dois auditores entenderam que o Cuiabá infringiu o artigo 25 do regulamento da competição, que prevê a escalação de até cinco jogadores amadores abaixo de 20 anos. Mesmo sendo amador, conforme o BID da CBF, o atleta Michel possui 21 anos e não poderia ser inscrito.

O advogado do Dom Bosco, Geandre Bucair, comemorou a decisão do TJD-MT e explicou que o clube teve cuidado com o próprio atleta antes de começar a competição.

– Era evidente a irregularidade praticada pela equipe do Cuiabá. O atleta chegou a treinar com o Dom Bosco, mas uma documentação esbarrava o seu registro como profissional no Brasil, e resolvemos não correr o risco.

O procurador do caso indicou pela exclusão do time da competição, uma vez que o jogo em que foi constatada a irregularidade foi disputado na fase de mata-mata, e também pelo pagamento de uma multa de R$ 5 mil. Porém, o relator do processo definiu pela redução da multa.

– Tínhamos analisado o caso, e ficou comprovado, inclusive no julgamento, a boa fé do Cuiabá. O tribunal entendeu que houve a infringência ao artigo 25 do regulamento, e com o artigo 214 que fala da irregularidade do atleta, acabou por condenar o Cuiabá com a exclusão do campeonato, mas diminuiu a multa para R$ 100 – explicou o advogado do Cuiabá, Leonardo Feuser.

Feuser afirmou que o caso cabe recurso no pleno do TJD-MT, mas que vai conversar com a diretoria do Cuiabá para decidirem qual será o caminho imediato para tentar reverter a decisão. Porém, segundo informações da diretoria do Dourado é possível que o clube não se desgaste juridicamente. Uma vez que o Cuiabá já tem a vaga na Copa do Brasil por ter conquistado o campeonato estadual deste ano.

Com a decisão, o Dom Bosco vai disputar a final da Copinha contra o União, que aguardava a definição do tribunal. A FMF deve divulgar na tarde desta sexta-feira a tabela dos dois jogos finais.

+ Acessados

Veja Também