CST finaliza primeira proposta para desenvolvimento de infraestrutura de MT

Redação PH

Redação PH

cst finaliza primeira proposta para desenvolvimento de infraestrutura de mt

CST finaliza primeira proposta para desenvolvimento de infraestrutura de MT

A Câmara Setorial Temática (CST) criada para fortalecer a engenharia e o desenvolvimento logístico de Mato Grosso realizou na manhã dessa terça-feira(12) a sua quinta reunião, onde foiapresentado um resumo do trabalho realizado nesta primeira etapa, que resultou na elaboração do Plano Diretor de Infraestrutura para Mato Grosso. “Esse projeto é a primeira das três proposituras que a câmara pretende apresentar ao final dos trabalhos em dezembro de 2018”, afirmouo presidente da CST, Eloi da Silva Pereira.

Segundo Eloi, o plano já está pronto. Para o próximo ano será incluído apenas um estudo,em finalização,sobre os números que demonstram a economia que a adoção de um método estadual vai representar frente ao modelo adotado atualmente. A proposta prevê que os projetos do plano diretor sejam executados dentro de um prazo de dez anos, e que ele seja atualizado anualmente de forma cíclica.

E, no retorno das atividades em fevereiro, a CST volta o foco para a segunda propositura que é o desenvolvimento do turismo de negócio. “Mato Grosso tem um potencial muito grande nessa área e a intenção é criar condições para viabilizar essa atividade para projetar as potencialidades turísticas e ao mesmo tempo atrair investimentos”, explicouo presidente. A terceira meta com a implementação do planoainda esta sendo definida.

Durante o encontro o também foi apresentado pelo engenheiro de projetos especiais e consultor da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Marco Argolo, o modelo de plano diretor de transportes que esta sendo desenvolvido pela secretaria dentro da mesma propostas de execução de projetos a longo prazo. “Precisamos implantar uma cultura de planejamento a longo prazo e que ele se torne efetivamente uma ferramenta dos governos para melhorar o processo de como as decisões de investimento são tomadas para garantir a melhor aplicação dos recursos e também a conclusão das obras”, destacou.

A CST foi instalada em agosto de 2017 e tem um prazo diferente do habitual, prevista para seencerrarem dezembro de 2018. Ela é presidida pelo engenheiro Eloi da Silva Perreira, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT);o advogado Ricardo Riva, servidor da Casa, é o relator.

Câmara SetorialTemática

É o mecanismo de aperfeiçoamento do Processo Legislativo. É a integração entre agentes públicos representantes dos poderes Executivos, Legislativos, Judiciário, sociedade civil e Ongs, com o objetivo de diagnosticar, estudar e debater temas de relevante interesse para o Estado e discutir matérias em tramitação, visando o seu aperfeiçoamento na legitimação do Processo Legislativo com a participação popular.

+ Acessados

Veja Também