CST debate importância da hidrovia Paraguai/Paraná

Redação PH

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CST debate importância da hidrovia Paraguai/Paraná

A hidrovia Paraguai/Paraná foi tema de uma apresentação logística durante reunião da Câmara Setorial Temática (CST) realizada na na última terça-feira (12),na Assembleia Legislativa. O condutor da apresentação foi o representante do Grupo Centro-Oeste, Cláudio Padilha, que na oportunidade, mostrou as vantagens que cargas originadas ou destinadas ao estado de Mato Grosso, via rio Paraguai, vão incrementar a economia para a região e fomentar empregos diretos e indiretos. Vale destacar que a CST foi proposta pelo deputado DrLeonardo (PSB).

“Esse empreendimento prevê geração de 500 postos de trabalhos diretos, envolvendo aporte anual de 50 milhões de reais em salários, encargos sociais e benefícios”, destacou Claudio Padilha.

Conforme Padilha, o número de postos indiretos gerado será substancialmente maior, em função dos empreendimentos secundários ou de apoio propiciados pelo projeto. “O valor do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) gerado vai corresponder a cerca de 30% do valor recolhido pelomunicípio de Cáceres em 2016”, apontou ele.

Durante a explanação, o representante do Grupo Centro-Oeste, mostrou ainda que a questão ambiental terá acompanhamento especial. Padilha afirmou que será realizado estudos preconizados pelo IPHAN, com exigências legais complementados pela avaliação da sociedade através de audiência pública.

“O projeto prevê a mitigação de possíveis impactos diretos pela perfeita adequação das embarcações a via navegável o que eliminará qualquer intervenção, além da simples dragagem de uma manutenção efetuada corriqueiramente na via”, explicou ele.

Depois da explanação dos aspectos socioambientais do projeto, Padilha lembrou a integração social para a região cacerense . Para ele, a existência de embarcações navegando regularmente no trecho Cáceres/Corumbá-MS vai proporcionar uma maior interação social e comunicação com os moradores ribeirinhos.“Com isso vai reduzir o isolamento e facilitará ações de auxílio e apoio à estas comunidades”, disse.

Quanto anovos empreendimentos, Padilha apresentou o projeto logístico da hidrovia que visa atender diretamente aos exportadores e importadores que será diretamente beneficiados na região.“O projeto propiciará ao empreendedor da região a oportunidade de implantar diversos negócios de apoio, como por exemplo, , o transporte rodoviário autônomo de cargas na área de influência do terminal portuário, comércio e serviços de apoio ao terminal e as embarcações”, colocou Padilha.

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