Crise econômica: ‘Mais problemas pela frente’, diz Maggi

Redação PH

Redação PH

deputado faz cronologia das obras do vlt

Crise econômica: ‘Mais problemas pela frente’, diz Maggi

O senador Blairo Maggi usou da Tribuna para manifestar sua preocupação com a economia do País. Segundo o mato-grossense, o Brasil passa por uma grave crise também de confiança, em que os bancos têm dificultado acesso ao crédito por desacreditarem no mercado.

"Quando o mercado perde confiança, o crédito fica mais difícil. Sem recursos para financiar a produção ou o consumo, as empresas tendem a se retrair e consequentemente, o resultado será o desemprego", alertou Maggi.

De acordo com o senador, na região Centro-Oeste há milhares de empresas procurando uma alternativa para a crise: a recuperação judicial. "Esse instrumento substitui a concordata. Com a recuperação judicial, as empresas conseguem mais descontos e prazos para pagar suas dívidas. Só que essa prática, que é legal, está sendo usada por empresas que não precisam", alertou.

Maggi observou que, se uma empresa consegue “dez anos para pagar” outra empresa vai esperar “dez anos para receber”. Dessa forma, os que pedem recuperação judicial conseguem renegociar com os credores, bancos e com os fornecedores um 'bom desconto' na sua dívida, às vezes de até 30% ou de 40% do valor. Esse desconto, com um prazo longo para pagar e praticamente sem juros está se transformando numa opção comum para o empresariado brasileiro".

O senador alertou que esse quadro aumentará o risco econômico e a crise no País passa a ser não só financeira, política e moral, mas também de confiança.

"Os juízes que cuidam dessa área precisam ser seletivos e não conceder esse instrumento àqueles que, de fato, não precisam. Do jeito que estamos, vamos ter uma avalanche de recuperação judicial no País, agravando ainda mais o quadro", alertou.

+ Acessados

Veja Também