Cria do Sebrae/MT: Dona de startup mato-grossense integra elenco de Reality Show da TV Globo

assessoria-sebrae-mt

assessoria-sebrae-mt

O elenco é composto pelos dez melhores empreendedores do Brasil - Foto: Sandra Costa Oliveira/CUFA

Cria do Sebrae/MT: Dona de startup mato-grossense integra elenco de Reality Show da TV Globo

StartUp “Vô Contigo” que ficou entre as Top 10 do Brasil ‘nasceu’ dentro de programa de aceleração de empresas do Sebrae/MT

Ivonete Guarino, 36 anos, dona da StartUp “Vô Contigo” – nascida dentro de programa de aceleração de empresa do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) – será uma das integrantes do principal reality show de empreendedores do país, no programa “É de Casa” da TV Globo. O elenco é composto pelos dez melhores empreendedores do Brasil, que venceram a etapa nacional ‘Expo Favela Innovation 2023’, realizada em São Paulo (SP) entre os dias 1º e 3 de dezembro.

Com apoio do Sebrae/MT, os dez melhores empreendedores de comunidades periféricas de Mato Grosso foram à São Paulo para disputar uma das dez vagas para o reality. Entre os concorrentes estavam empreendedores de todo o Brasil, e a mato-grossense se classificou nos 10 finalistas nacionais para participar do reality show na TV Globo.

“Estou muito feliz e vim confiante que daria tudo certo, que eu integraria o elenco, sendo uma das dez melhores do Brasil. Agradeço o apoio do Sebrae/MT que foi fundamental para que eu chegasse até aqui, uma parceria de muito sucesso”, disse Ivonete emocionada.

Segundo Danielle de Jesus, analista Técnica do Sebrae/MT, que acompanhou o grupo durante a missão à ‘Expo Favela’, a vitória é de todos os mato-grossenses que comemoraram emocionados a vitória de Ivonete.

“Ela criou um negócio de mobilidade urbana desenvolvido para atender especificamente o público 60+, com motoristas treinados e capacitados para acompanhar idosos em suas atividades de rotina de forma segura e acolhedora. Merecidamente, vitoriosa, e esta conquista nos trouxe uma imensa alegria”, disse”, reforça Danielle.

Para chegar à lista dos dez melhores empreendedores do Brasil, Ivonete percorreu uma trajetória de desafios, superações e difíceis escolhas. Mulher, preta e de periferia de Mato Grosso, Ivonete reconstruiu sua vida profissional e pessoal quando chegou ao Sebrea/MT segurando uma folha de papel sulfite, na qual tinha escrito uma ideia de negócio. O papel chegou às mãos de Fernando Pscheidt, hoje, gestor de Inovação e Tecnologia do Sebrae/MT.

“Quando a Ivonete chegou aqui, ela trouxe apenas uma ideia que havia rascunhado num papel. Nós sentamos em uma das salas de reunião e ela me explicou todo o projeto que tinha e, a partir daquele momento, nós começamos a acompanhar no processo de construção da empresa, e a apoiamos com toda a estrutura necessária para desenhar a Startup que é hoje”, recorda Pscheidt, carinhosamente chamado de padrinho por Ivonete.

A “Vô Contigo” é uma das empresas que nasceu dentro do programa Start&UP, um dos programas de criação, aceleração e fortalecimento de Startups. Dentro do programa são realizados testes, validações, networking, capacitações e outras ações que colocam um empreendedor dedicado dentro do mercado. “O que nós fazemos é dar as ferramentas e ela [Ivonete] usou da melhor forma. Fez todos os workshops, veio no Sebrae Lab participou dos eventos e sempre que tinha alguma dúvida entrava em contato com o Sebrae”, conta.

Quem tem uma ideia e quer participar de um dos programas pode acessar a plataforma Sebrae Startups para mais informações: https://startups.sebraesp.com.br

Atualmente o Sebrae tem mais de R$ 500 mil em benefícios via parceiros, empresas como IBM, Amazon, Google, vários serviços essenciais para quem atua em uma empresa inovadora.

A disputa

O elenco que irá para o Reality Show é formado pelos Top 10 empreendedores das periferias e favelas do país, selecionados na ‘Expo Favela Innovation 2023’, após serem criteriosamente avaliados por uma curadoria de profissionais. Ao todo, 25 empresas brasileiras foram selecionadas para participarem do “pitching”, momento em que apresentaram seus projetos a uma banca de curadores de negócios.

“Somente a Ivonete ficou entre os TOP 10, depois de concorrer com 220 empreendedores que participaram da pré-seleção, onde foram selecionados 25 empreendedores, e, além da Ivonete, nesta pré também foi selecionada a empresa mato-grossense ‘Geração Maker’. E na banca final, somente a ‘Vô Contigo’ foi classificada. Avalio que a nossa participação foi sensacional, ter mato-grossense entre os 10 selecionados a nível nacional não tem preço”, comemorou Anderson Zanovello, presidente da Central Única das Favelas em Mato Grosso (Cufa).

Ivonete também é finalista no ‘Prêmio Sebrae Mulher de Negócio 2023’, onde a sua startup mato-grossense representará a região Centro-Oeste na categoria Microempreendedor Individuas (MEI). A cerimonia de premiação acontecerá nesta terça-feira (05/12), em Brasília (DF), com 15 empreendedoras finalistas de todo o país, selecionadas a partir das etapas estaduais e regionais.

+ Acessados

Veja Também