CPI dos Frigoríficos realiza oitivas sobre formação de preço da arroba do boi em MT

Redação PH

Redação PH

em audiência, medeiros cobra que plano de aviação regional saia do papel

CPI dos Frigoríficos realiza oitivas sobre formação de preço da arroba do boi em MT

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos que atua na Assembleia Legislativa realiza amanhã (07) às 9h na AL/MT oitivas com o diretor executivo do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), Daniel Latorraca, e com o Professor do Depto de Economia, Administração e Sociologia, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada de São Paulo (CEPEA), Sérgio de Zen.

O objetivo dessas oitivas é levantar dados sobre o a formação de preços da arroba do boi gordo em Mato Grosso e os reflexos no fechamento das plantas frigoríficas na pecuária.

Segundo o presidente da CPI, deputado Nininho, os frigoríficos praticam um preço desvalorizado da arroba do boi. “A desvalorização da carne mato-grossense é um reflexo de uma atividade ilícita chamada monopólio. Com o fechamento dessas 21 plantas frigoríficas, fica quase impossível para o produtor ter competitividade na hora de vender seu boi. Hoje, o valor da arroba está inferior em mais de 18% se comparado a outros estados como São Paulo. Há um tempo essa diferença não passava de 8%”, afirmou.

“Queremos um equilíbrio que fique bom para produtores, frigoríficos e sociedade em geral, empregando mais pais de famílias e não causando desemprego, como está acontecendo agora”, reforçou Nininho.

CPI – A Comissão tem como objeto investigar e apurar possível formação de cartel dos frigoríficos de Mato Grosso, bem como, o atendimento das obrigações impostas nos Termos de Compromisso firmados pelas empresas com o Poder Público para a concessão de financiamentos e incentivos fiscais.

+ Acessados

Veja Também