Costela preparada dentro de garrafa pet aumenta risco de câncer, alerta nutricionista

costela preparada dentro de garrafa pet aumenta risco de câncer, alerta nutricionista

Um vídeo que ensina a preparar uma costela bovina em uma garrafa pet de dois litros viralizou em grupos de WhatsApp e alcançoumais de 2,6 milhões de visualizações no Youtube. A prática, no entanto, é condenada por médicos e nutricionistas e pode causar sérios problemas de saúde por conta das propriedades do plástico.

"Os plásticos possuem várias substâncias químicas, entre elas os fitalatos, as dioxinas e o bisfenol A. O bisfenol A, por exemplo, pode causar alterações hormonais, endócrinas e neurológicas. Isso pode afetar a fertilidade, a tireoide, o metabolismo, problemas de diabetes e obesidade e até aumentar a predisposição ao câncer", alertou a nutricionista funcional Michelle De Benedictisem entrevista ao portal da RedeTV!.

Michelle aindaressaltouos perigos do plástico quando o material é aquecido, como no vídeo em que a carne é assada dentro da garrafa pet, e falou qual tipo de recipiente é o indicado para aquecer alimentos.

"O aquecimento dos plásticos facilita a contaminação dos alimentos com estes componentes tóxicos. Vale ressaltar que existem no mercado produtos de plástico adequados ao aquecimento, porém o ideal é utilizar recipientes de vidro. Em alimentos frios não há problema em utilizar recipientes de plástico", explicou a nutricionista.

Assista ao vídeo da costela sendo preparada em garrafa pet, condenado por profissionais da área da saúde: