Corvette nº 1 milhão ‘engolido’ por cratera é restaurado

Redação PH

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corvette nº 1 milhão 'engolido' por cratera é restaurado

Corvette nº 1 milhão ‘engolido’ por cratera é restaurado

Após mais de 1 mil horas de trabalho, a Chevrolet concluiu a restauração de um Corvette raro que havia sido parcialmente destruído ao ser "engolido" por uma cratera que se abriu em um museu nos Estados Unidos. No acidente, em fevereiro de 2014, 8 edições do modelo foram danificadas. Entre elas, a de número 1 milhão a ser produzida, um conversível, de 1992.
Assista, no vídeo acima, a cenas da restauração divulgadas pela General Motors.
O carro foi apresentado no último dia 3 no Museu Nacional do Corvette, onde aconteceu o acidente. O principal desafio da equipe de 30 pessoas que participou do projeto foi preservar o maior número de peças originais, já que, dentro do modelo, estavam as assinaturas de todos os funcionários da planta de Bowling Green que trabalharam na produção dele.
Corvette número 1 milhão foi restaurado após ser 'engolido' por cratera (Foto: Divulgação/GM)
Apenas duas assinaturas não puderam ser salvas, então elas foram scaneadas e reproduzidas em outras partes, diz a montadora. Outra, que não poderia nem ser scaneada, foi refeita pela própria funcionária, Angela Lamb, e colocada em outra parte.
Corvette número 1 milhão restaurado (Foto: Divulgação)
As peças de reposição vieram de uma unidade da mesma época e cor. Mesmo partes que naturalmente seriam repostas com o tempo foram recuperadas para preservar as assinaturas.
O acidente com os Corvettes teve repercussão mundial. Uma câmera de segurança filmou o momento em que um buraco gigantesco se abriu no chão do Museu Nacional e tragou os carros.
O G1 visitou o local em maio de 2014, quando os carros já tinham sido retirados da cratera de 18 metros de profundidade e 12 metros de diâmetro, e eram exibidos destruídos. O resgate dos oito carros só foi finalizado oito semanas após o incidente, e custou US$ 1 milhão.
Seis dos veículos que caíram no buraco são de propriedade do próprio museu, enquanto outros dois – um ZR-1 Spyder 1993 e um ZR1 Blue Devil 2009 – pertenciam à GM e estavam no local em qualidade de empréstimo.
O desabamento ocorreu na principal área do museu, chamada de Sky Dome, e foi noticiado no mundo todo. A região de Bowling Green, no Kentucky, onde fica o museu, possui muitas cavernas subterrâneas, os sumidouros, formados por fluxos de água no subsolo. Especialistas que estudavam o caso apontaram que esta pode ter sidio a causa do desabamento.
"Queremos ter a chance de salvar as peças. Só existe um milionésimo Corvette e seria até desrespeitoso se simplesmente repuséssemos as peças. Vamos tentar preservar ao máximo as partes e as assinaturas dos funcionários (que estão em todo o carro)", disse David Bolognino, que liderou a operação, em junho passado.
Além do miliionésimo exemplar, o ZR1 Blue Devil 2009, que foi o menos afetado no acidente, já voltou à condição original. O Museu do Corvette vai supervisionar a restauração de um terceiro carro, o de Black Corvette 1962.
Conheça os Corvettes afetados:
1962 – Black Corvette
1984 – PPG Pace Car
1992 – White 1 Millionth Corvette (o milionésimo a ser produzido)
1993 – Ruby Red 40th Anniversary Corvette
2001 – Mallett Hammer Z06 Corvette
2009 – White 1.5 Millionth Corvette (o de número 1,5 milhão)
1993 – ZR-1 Spyder
2009 – ZR1 “Blue Devil”
Corvette número 1 milhão assim que foi retirado da cratera (Foto: Divulgação/National Corvette Museum)
Queda afetou o interior do conversível de 1992 (Foto: Divulgação)
Milionésimo Corvette é todo assinado pelos funcionários (Foto: Divulgação
Carro já em restauração: para-brisa foi refeito (Foto: Divulgação)

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