Cortes na Assistência Social é tema em reunião do Fórum Estadual em Defesa do Suas

Redação PH

Redação PH

procon-mt é contra reajuste de tarifa do transporte urbano

Cortes na Assistência Social é tema em reunião do Fórum Estadual em Defesa do Suas

Servidores da Assistência Social que compõe a Comissão Provisória do Fórum Estadual em Defesa do Suas realizou, na tarde desta segunda-feira (23.10), a segunda reunião para debater a proposta orçamentária do Governo Federal para a assistência social em 2018. O encontro ocorreu na Casa de Conselhos de Cuiabá.

Durante a reunião, o secretário Adjunto de Assistência Social e atual Coordenador Estadual do Fórum em Defesa do Suas, José Rodrigues Rocha, apresentou dados e informações do Ministério do Desenvolvimento Social, no qual aponta os impactos deste corte na política de assistência social e a execução dos serviços e programas executados pela gestão social nos municípios.

“Aqui em Mato Grosso nós temos 511 mil famílias cadastradas no cadastro único participando de diversos programas sociais, dentre eles o Bolsa Família, isso mostra que a estrutura da assistência esta presente nos 141 municípios de Estado e se o governo federal não cumprir com o seu compromisso os municípios não terão condições de prestar serviços para a população”, disse o secretário.

O secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Campos, esteve na reunião ressaltando a importância da mobilização para a Assistência Social. “Aqui tem representantes municipais em prol desta luta, isso é importante”. O momento é este temos que mobilizar e sensibilizar a população para que esta não sofra o impacto de toda essa desproteção social”, destacou.

Na reunião as instituições presentes, fizeram as suas colocações, com o intuito de mostrar as necessidades institucionais no atendimento dos usuários e os desafios na gestão do Suas em decorrência do atraso referente aos serviços e programas do Governo Federal.

Fórum Estadual em Defesa do Suas

O Fórum é formado de instituições que representam e desenvolvem o trabalho social, entre elas a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Associação das Primeiras Damas e o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado (Colegiado).

As instituições se reúnem para discutir e reivindicar junto ao Governo Federal a reformulação da PLOA 2018, de modo a assegurar no orçamento os recursos suficientes para o pleno desenvolvimento, manutenção e ampliação dos equipamentos, programas, projetos e serviços socioassistenciais, evitando o abandono de milhões de pessoas que delas necessita.

+ Acessados

Veja Também