Corpo Musical da PM celebra 123 anos hoje à noite no Teatro Zulmira

Redação PH

Redação PH

Corpo Musical da PM celebra 123 anos hoje à noite no Teatro Zulmira

Na noite desta quinta-feira (22), a Banda da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso fará uma apresentação muito especial no espaço cultural da Assembleia Legislativa, em comemoração ao próprio aniversário. O concerto começa às 19h30 e terá entrada franca, com distribuição de ingressos na bilheteria a partir das 19h, até o limite de capacidade do Teatro Zulmira Canavarros.

Aos 19 de outubro de 1892, quando foi criada pelo então Presidente de Mato Grosso, Manoel Murtinho, a Banda da Polícia Militar contava com apenas dezesseis músicos e seu trabalho era levar um pouco de entretenimento às praças aquarteladas – com o tempo, passou a fazer apresentações em manifestações culturais, cívicas e religiosas, integrando-se definitivamente à comunidade mato-grossense. Em 2007, por lei complementar aprovada pela Assembleia Legislativa, ganhou maior independência na corporação. Em sua estrutura atual, o Corpo Musical da Polícia Militar conta com 64 integrantes e tem, além da formação tradicional (Banda Militar), a Orquestra Popular Homens do Mato e o Núcleo de Choro.

FORMAÇÃO – O Concerto de Aniversário terá no palco os integrantes do Corpo Musical da Polícia Militar, além de convidados especiais. A apresentação será regida pelos 1º Ten. PM Neto e Lacerda e pelo Sub Ten. PM Juraney, além do maestro Leandro Carvalho, titular da batuta na Orquestra do Estado de Mato Grosso e, atualmente, Secretário de Estado de Cultura. Na flauta transversal, o Sd. PM Helder; os clarinetistas Sub Ten. PM Araújo e os 2º Sgt. PM Elieber, Loitero, Andrew, Marmoré e Nercione; ao saxofone, os Sub Ten. PM Santos, Ramires e Bibiano, 1º Sgt. PM Raimundo, 3º Sgt. PM Monforte e Juracy, além dos soldados Crispim, Ozéias, Fragoso Lima, Fernando e Renan; os trompetistas 2º Sgt. PM Ueslei, Arruda, Pedro Paulo e Rodrigues, e os soldados Jeyvaldo, Cerqueira, Bonini e Inácio; nos trombones, o Sub Ten. PM Marcelo, o 1º Sgt. PM Albenício e os soldados Sidione, Henrique e Teruya; nas tubas, o Sub Ten. PM Jadielson, o 2º SGT. PM Olione, o 3º SGT. PM Weslwy Barbosa e o soldado Moura; os percussionistas 2º SGT. PM Dias, 3º SGT. PM Mariano, soldados Gleiverson e Everson; nas cordas, o 2º SGT. PM Claudiney (cavaquinho) e os 3º SGT. PM Lima (contrabaixo elétrico), França (guitarra) e Alex Melo (violão sete cordas). Na condição de instrumentistas convidados, também tomam parte no Concerto de Aniversário o tecladista Robsonelly Anjos, o guitarrista Marcos Assunção e o soldado PM Cerqueira – que não integra o Corpo Musical, embora excepcional trompetista -, além do trio de cantores Henrique, Claudinho e Pescuma.

REPERTÓRIO – O tema de abertura escolhido será “One More Once”, sucesso do pianista dominicano Michel Camilo. Na sequência, a Orquestra Popular Homens do Mato interpretará “O bêbado e a equilibrista” (João Bosco), “Strings Of Pearls” (Jarry Gray) e “Mercy mercy mercy” (Buddy Rich).

Em seguida, será a vez do Núcleo de Choro, que vai tocar o clássico “Carinhoso”, do saudoso mestre Alfredo da Rocha Vianna Filho – o Pixinguinha (1897-1973) – e “Na Glória” (Raul de Barros e Ary dos Santos).

Finalmente, a Banda Musical irá executar “Abertura Proposta”, do “Rei” Roberto Carlos, uma breve coletânea (medley) do alagoano Djavan, a clássica “Trem do Pantanal”, do violeiro Almir Sater, e Whisky a Go Go, da dupla de compositores Michel Sulivan e Paulo Massadas.

No encerramento do espetáculo, em prestígio à música regional e com o acompanhamento do trio Henrique, Claudinho e Pescuma, será apresentada uma breve seleção de rasqueados – “A Lua” (folclore cuiabano), “Pixé” (Pescuma e Moisés Martins) e “É bem Mato Grosso” (Pescuma e Ulisses Seroritine).

+ Acessados

Veja Também