Corpo de Bombeiros de Mato Grosso seleciona artigos para revista científica

Picture of Secom-MT

Secom-MT

Os artigos submetidos neste segundo volume devem atender ao menos uma das 15 áreas temáticas de interesse - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso seleciona artigos para revista científica

Compartilhe:

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) faz a seleção de artigos para o segundo volume da Revista Científica Scintilla. A revista é uma publicação que visa a divulgação técnico-científica de pesquisas e estudos relevantes na área de interesse Bombeiro Militar, Defesa Civil e Segurança Pública. Para participar, o autor deve ser graduado em qualquer área de formação e o artigo precisa abranger uma das áreas temáticas de interesse. 

“Essa revista é muito importante por ser a forma que o Corpo de Bombeiros encontrou de fomentar o estudo científico dos nossos bombeiros militares, possibilitando também que outras instituições possam publicar seus artigos. Nossas ações do dia a dia são baseadas em conhecimentos técnicos e científicos, então é muito importante para agregar ao nosso trabalho, melhorando o atendimento para a população”, explica o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

“Esta é a primeira vez que a corporação, em quase 60 anos de fundação, investe em conhecimento científico desta forma. Estamos agora com um trabalho intenso para produzir e divulgar conhecimento para dentro da corporação e para difundir com a população mato-grossense”, acrescenta o comandante-geral.

Os artigos submetidos neste segundo volume devem atender ao menos uma das 15 áreas temáticas de interesse: Incêndio Florestal; Gestão de Incêndios Florestais; Busca, Salvamento e Resgate; Atendimento Pré-Hospitalar; Gestão de Riscos, Emergências e Desastres; Proteção e Defesa Civil; Gestão de Segurança Contra Incêndio e Pânico; Gestão Corporativa; Treinamento Físico Militar; História, Educação, Artes e Cultura Militar; Tecnologia da Informação; Legislação e Doutrina; Gestão de Segurança Pública; e Soluções Tecnológicas na Atividade de Bombeiro.

Os interessados em publicar um artigo devem submetê-lo pelo e-mail [email protected]. Para a edição de julho, serão aceitas submissões até 16 de abril. Após este período, os artigos serão analisados para uma eventual publicação do terceiro número, previsto para dezembro deste ano.

Primeira edição

A primeira edição da revista foi publicada no final de 2022, reunindo oito artigos científicos que debatem desde uma análise técnica de tipos de tecidos resistentes ao fogo, como também saúde dos militares do Corpo de Bombeiros. A edição pode ser conferida na íntegra por meio deste link.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também