Corpo de Bombeiros de Mato Grosso completa 54 anos de atuação

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso completa 54 anos de atuação
Servidores ativos e reformados foram homenageados em sessão especial realizada na Assembleia Foto: Ronaldo Mazza

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso completa 54 anos de atuação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou na última sexta-feira (17) uma sessão especial em comemoração aos 54 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar do estado, completados nesse domingo, dia 19 de agosto.

O evento reuniu bombeiros da ativa e da reserva, além de seus familiares. Também foram entregues moções de aplausos a membros da instituição.

Um dos agraciados pela moção, o comandante-geral dos Bombeiros Coronel Alessandro Borges, lembra que a corporação passou por diversas mudanças durante essa história.

“Naquela época [da criação] ainda era um estado único. Trabalhávamos não só em Cuiabá, mas também em Campo Grande. Imagina como era com um efetivo de 44 militares para atuar em todo o estado único de Mato Grosso”, ilustra.

Hoje, o cenário é bem diferente. O Corpo de Bombeiros tem um efetivo de cerca de 1400 militares e está presente em 22 municípiosde Mato Grosso alcançando 65% da população, segundo o comandante Alessandro Borges.

Na trajetória da instituição, ele também destacou a desvinculação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar em 1994. “Nós passamos a ter autonomia administrativa e financeira e um comandante próprio”, explica.

Já o coronel da reserva Marcos Antônio dos Santos Valle, primeiro comandante da corporação após a separação do estado, lembra que o Corpo de Bombeiros é apontado há vários anos pelos brasileiros como a instituição mais confiável na pesquisa que calcula o Índice de Confiança Social (ICS).

“O Bombeiro vem se atualizando para atender as necessidades dessa população com a prestação de serviços”, completa o coronel.

Também homenageada, a capitã Karina Matos de Oliveira é uma das 90 mulheres que trabalham no Corpo de Bombeiros. Elas representam cerca de 6% do efetivo e participam tanto da parte administrativa quanto da operacional.

“Em nada se difere dos homens. Praticamos todas as atividades, o combate a incêndio, salvamentos, operações aquáticas”, exemplifica.

Sobre as moções e realização da sessão especial, a capitã Karina Matos de Oliveira se mostra contente.

“Essa moção de aplausos é um reconhecimento do nosso trabalho nesses 54 anos. Não somos só nós da ativa que estamos sendo homenageados, mas da reserva também. Com essa sessão a Assembleia nos mostra o respeito que tem pela nossa corporação”.

“Nessa oportunidade temos a alegria de comemorar 54 anos desta instituição, que é exemplo no nosso estado”, afirmou o requerente da sessão, deputado estadual Sebastião Rezende (PSC).

+ Acessados

Veja Também