Corinthians empata com o Grêmio em 1 a 1, mas segue na liderança

em partida de futebol para anões, argentina derrota peru

Ainda são de Corinthians e Grêmio as defesas menos vazadas do Campeonato Brasileiro. Mas agora com um gol a mais na conta. Na noite desta quarta-feira, o líder da competição levou susto dentro de sua arena ao sofrer gol de Bobô (aquele mesmo que o próprio clube paulista revelou), no segundo tempo, mas arrancou empate por 1 a 1, com Renato Augusto.

Na busca pelo título brasileiro, o empate não é bom para nenhum dos dois lados, já que o Atlético-MG, vice-líder, venceu o Avaí mais cedo. Vitória que fez a equipe mineira diminuir para três pontos a distância até o time paulista (51 contra 48), primeiro colocado, e aumentar para três a vantagem sobre os gaúchos (48 contra 45), que aparecem na terceira posição.

Mesmo visitante, o Grêmio fez um bom primeiro tempo. Bem postado defensivamente, com uma dupla de volantes praticamente fixa à frente da zaga, a equipe gaúcha dificultou a infiltração corintiana e chegou com perigo ao ataque pelo menos duas vezes, com arremates do atacante Pedro Rocha e do volante Marcelo Oliveira. Ambos passaram perto, mas saíram pela linha de fundo.

A primeira etapa corintiana também não foi de todo ruim. Mas a retranca gremista forçou o time da casa a arriscar mais de longa distância. Coube ao jovem volante Marciel, elemento surpresa do sistema ofensivo, essa missão. Na primeira, ele obrigou o goleiro Tiago a trabalhar e colocar a bola para escanteio. Na segunda, finalizou muito mal, longe do gol.

Nem Tite nem Roger Machado mexeram no intervalo. Eles já haviam feito substituições forçadas pelas lesões do lateral-esquerdo Guilherme Arana (para entrada do zagueiro Ygor, improvisado) e do zagueiro Pedro Geromel (que deu lugar a Rafel Thyere), respectivamente.

Depois de 45 minutos que justificaram a condição de defesas menos vazadas, as duas equipes se abriram mais em busca da vitória. O Grêmio foi o primeiro a propor o jogo. E abriu o placar aos 13 minutos, depois de boa troca de passes concluída a gol pelo ex-corintiano Bobô. A festa gaúcha, no entanto, durou pouco.

Aos 20, três minutos depois de Bobô ter gol corretamente anulado por impedimento, o meia corintiano Renato Augusto recebeu lançamento preciso de Jadson e, entre dois zagueiros, usou a cabeça para pôr a bola na rede.

Empatado o placar, os dois lados não desistiram de atacar. Mas aí prevaleceu o sistema defensivo de ambos, que voltam a campo no domingo. O Corinthians jogará novamente em Itaquera, contra o Joinville. No mesmo dia, o Grêmio receberá o São Paulo, em Porto Alegre.