Copa Nacional do Pantanal de Bandas e Fanfarras ocorre neste fim de semana em Cuiabá

Mais de dois mil instrumentistas se reúnem no Ginásio Complexo Poliesportivo Dom Aquino entre sábado e domingo

Divulgação

Este fim de semana será de muita farra… ou melhor, muita fanfarra! É que no sábado e domingo (12 e 13.10) ocorre a 5° Copa Nacional do Pantanal de Bandas e Fanfarras. O evento ocorre no Ginásio Complexo Poliesportivo Dom Aquino (ao lado do Shopping Popular, em Cuiabá), sempre a partir das 14h, com entrada franca.

Para as apresentações nos dois dias de evento, grupos musicais de Alto Taquari, Alta Floresta, Sinop, Tapurah e Várzea Grande estarão entre os participantes desta edição. Aos vencedores, o direito de representar Mato Grosso na final nacional da competição, em Guará – SP, dias 07 e 08 de dezembro, quando estarão os melhores de cada estado.

“O evento busca fomentar e estimular a criação de novas corporações musicais, promover o intercâmbio entre os integrantes, incentivar o aprimoramento de métodos e técnicas musicais, bem como contribuir para o desenvolvimento do pensamento cívico, o espírito de corporação e autodisciplina. Exercícios e valores necessários à formação integral do cidadão”, revela Eldo Fernando Cardoso, coordenador de interiorização da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.

Para a competição, jurados especializados em bandas e fanfarras virão, especialmente para o evento, dos estados de São Paulo e Goiás, além do maestro e capitão Roger, diretor geral da Banda do Exército do Estado de Mato Grosso, responsável pelo quesito regência.

Além da regência, os grupos serão julgados nos quesitos corpo musical, corpo coreográfico, capitão, pelotão cívico, balizas e balizadores.