Consumo de combustíveis em MT ultrapassou média nacional em 2015

Redação PH

Redação PH

crise econômica pode trazer oportunidades de investimento, avalia especialista

Consumo de combustíveis em MT ultrapassou média nacional em 2015

Uma pesquisa feita pela Associação Nacional de Petróleo (ANP) mostra que o consumo de combustíveis em Mato Grosso ultrapassou a média nacional este ano. O aumento no estado foi de 1,44%, enquanto no país foi de 1,1%.
Atualmente, em Cuiabá, o valor do litro do etanol está em média R$ 1,99 e a gasolina está R$ 3,20. O consumo de gasolina e diesel diminuiu nos primeiros 4 meses deste ano, comparados com o mesmo período do ano passado. Já consumo do etanol cresceu. No estado de Mato Grosso, foram vendidos 48,8 milhões de litros, um aumento de 33,6%.

Segundo o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo), Nelson Soares, existem alguns indicadores que justificam o aumento do consumo. “O principal deles foi o aumento do preço da gasolina promovido pelo governo federal, que fez com que o etanol, que já era vantajoso, passasse a ser mais vantajoso”, explicou.

O diretor explica que o outro indicador é que a indústria de etanol não tem mais a entresafra, época em que os preços do etanol subiam em função da escassez do produto. “Como o estado passou a produzir uma grande quantidade de etanol proveniente do milho, então você não tem mais aquela oscilação de oferta no mercado”, disse.

Com a venda de carros flex, o consumo do etanol se tornou ainda maior. A indústria tem colocado no mercado 98% dos novos veículos que podem ser abastecidos tanto com álcool quanto com gasolina.

Soares afirma que, para o estado, é importante que haja uma venda maior de etanol, pois é produzido dentro do estado. “Ele aquece a economia, distribui renda que gera imposto aqui. Então faz com que o dinheiro que pagamos para gasolina e para o óleo diesel vá para os estados produtores”, conclui.

+ Acessados

Veja Também