Consumidores de última hora podem comprar o presente dos pais neste sábado

Dia dos Pais: Consumidores podem comprar presentes até amanhã à noite

A compra de presentes para o Dia dos Pais tem levado mais pessoas às compras e as lojas poderão estender o horário de atendimento até as 20 horas neste sábado.

A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL) é de aumento de 3% nas vendas deste ano na comparação com a data no ano passado.

O otimismo no mercado local é em decorrência do leve retorno da população ao consumo, o apelo emotivo da data e também ao histórico de aumento de vendas nas datas comemorativas deste ano na comparação com o ano passado.

O Dia dos Pais é uma data especial para o comércio, mas fica atrás do Natal, Dia das Mães e também do Dia dos Namorados.

Embora tenha um volume de compras inferior as demais datas, neste ano a expectativa é que 7%  a mais de pessoas comprem presentes para os pais o que deve injetar mais dinheiro no varejo.

A preferência será pelo pagamento à vista e a expectativa é de um presente por pessoa. O mais presenteado será o pai, seguido do pai do filho, sogro e depois o avô. Os dados são da pesquisa nacional realizada pelo SPC Brasil e pela Confederação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Segundo a pesquisa, o preço médio do presente será de R$ 150,00 e a forma de pagamento preferida será à vista no dinheiro, seguida do cartão de débito e depois cartão de crédito com parcelamento em quatro vezes.

O presente mais citado pelos consumidores foi roupas, seguido de perfumes, acessórios, ferramentas e celulares. Mas é importante planejar a compra para não se endividar.

No ano passado, 22% dos consumidores acabaram negativados no SPC em decorrência do excesso de entusiasmo na hora da compra do presente e falta de dinheiro na hora de quitar as parcelas.