Consumidores de Rondonópolis estão mais atentos aos descontos e promoções na Black Friday 2019

Consumidores devem ficar atentos aos produtos oferecidos
Arquivo/Agência Brasil

Consumidores de Rondonópolis estão mais atentos aos descontos e promoções na Black Friday 2019

Uma pesquisa inédita realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil aponta que na 10ª edição da Black Friday, celebrada nesta sexta-feira (29), quem comandará a preferência dos clientes serão os descontos. Os dados revelam que este ano quatro em cada dez (39%) brasileiros só pretendem adquirir algum produto se as ofertas realmente valerem a pena, um crescimento de sete pontos percentuais em relação a 2018.

Em contrapartida, metade (50%) disse ter intenção de fazer compras na Black Friday. Apenas 11% não devem aproveitar as promoções. “O mais importante nesta data é que cada lojista tenha em mente a o tamanho desta oportunidade, oferecer desconto real para atrair e consolidar seu cliente. Muitas pessoas saem às compras agora já pensando até mesmo no Natal e isso faz com que a Black Friday se torne, a cada ano, mais significativa no cenário local. Em 2019, já podemos comparar a data com algumas das mais importantes para nosso comércio”., analisa o presidente da CDL de Rondonópolis, Thiago Sperança. “O consumidor percebeu quem promoveu a chamada ‘Black Fraude’ em anos anteriores, muitas empresas se utilizaram deste momento para promover os falsos descontos. Por isso, em 2019 as grandes lojas e marcas estão tomando cuidado e investindo muito para desmitificar esta má impressão. Nossos consumidores estão mais atentos”, completa.

Além da caracterização tradicional nas fachadas das lojas, parte do comércio local estenderá o horário de atendimento. Ainda segundo a pesquisa nacional, o gasto estimado com compras neste ano é de R$ 1.132. Entre os que pretendem comprar produtos com descontos, 76% consideram a data uma oportunidade de adquirir itens que estejam precisando com preços mais baixos. Além disso, 32% querem antecipar os presentes de Natal de olho nas promoções e 17% planejam aproveitar as ofertas mesmo sem necessidade de comprar algo no momento.

Considerando os que realizaram compras no ano passado, 35% esperam adquirir mais produtos em 2019, 23% planejam comprar menos e 20% a mesma quantidade. Quanto à intenção de gastos, os entrevistados estão divididos: 32% pretendem desembolsar mais este ano e outros 32% menos.  Por outro lado, 24% devem gastar o mesmo valor. Entre os que têm intenção de gastar mais, 31% justificaram que vão às compras por precisarem adquirir mais produtos. Mesmo percentual (31%) pode ser observado entre os que afirmaram que pretendem comprar mais por terem economizado ao longo do ano para desembolsar na data.

Em média, os consumidores devem comprar cerca de três produtos e desembolsar R$ 1.132. No entanto, 40% dos entrevistados ainda não definiram o quanto pretendem gastar. De acordo com o levantamento, a expectativa dos consumidores para este ano é de que haja um desconto médio de 45% nos produtos e serviços ofertados.

A pesquisa também investigou os locais que os consumidores devem fazer as compras. As lojas on-line (77%) mantêm a preferência dos consumidores. Na sequência, aparecem as lojas físicas (54%), como os shopping centers (33%), as lojas de rua e de bairros (28%) e os supermercados (16%). Outro dado aponta que 68% estão evitando algum tipo de compra em outubro e novembro para aproveitar as ofertas da Black Friday. Além disso, quatro em cada dez (44%) consumidores pretendem comprar na semana do evento, enquanto 27% irão às compras no dia e 13% pretendiam ir na primeira quinzena de novembro.

Na lista de itens mais procurados, as roupas lideram a lista de compras dos consumidores, com 36% das menções. Os eletrodomésticos aparecem em segundo lugar no ranking (31%), representando um aumento de 6 pontos percentuais na comparação com 2018. Calçados ocupam a terceira posição (29%), enquanto celulares e smartphones vêm na sequência (28%) entre os produtos que devem ser mais adquiridos nesta Black Friday.

Questionados sobre a experiência com a Black Friday 2018, 81% dos que fizeram compras consideram que valeu a pena. Para a maioria (91%), os descontos anunciados pelas lojas foram reais e 86% não encontraram problemas com as compras. Apenas 12% enfrentaram algum tipo de contratempo, especialmente com os descontos não aplicados ao efetuar o pagamento (4%). Entre os que tiveram problema na edição passada, 60% destacam que conseguiram resolvê-lo, embora 40% não tenham conseguido.

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