Consórcio de Saúde assume gestão do Hospital Regional de Cáceres em 1º de outubro

Redação PH

Redação PH

consórcio de saúde assume gestão do hospital regional de cáceres em 1º de outubro

Consórcio de Saúde assume gestão do Hospital Regional de Cáceres em 1º de outubro

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso (CISOMT) assinaram nesta terça-feira (12.09) um Termo de Convênio definindo que a partir do dia 1º de outubro o consórcio irá assumir o gerenciamento do Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes, que atende em torno de 400 mil pessoas de 24 cidades.

Conforme o documento assinado pelo secretário Luiz Soares e o presidente do consórcio, o prefeito de São José dos Quatro Marcos, Ronaldo Floreano dos Santos, o convênio terá duração de 24 meses, podendo ser prorrogado. O governo do Estado fará os repasses financeiros necessários para o funcionamento do hospital dando condições para atender a demanda existente.

“A gestão do hospital de Cáceres será compartilhada entre a SES e o consórcio. E o objetivo é melhorar e ampliar ainda mais os serviços”, explicou Soares. Uma portaria publicada no dia 6 setembro estabelece uma transição até o dia 30 de setembro, período no qual estarão trabalhando dentro do hospital um grupo formado por representantes da SES, do consórcio, do Escritório Regional de Saúde de Cáceres e uma equipe da Congregação Santa Catarina, que é a responsável atual pela gestão do hospital que se encerra no fim deste mês.

A aprovação para que o consórcio assuma a gestão do hospital ocorreu de forma unânime durante assembleia ordinária realizada no mês passado com a presença dos 14 prefeitos que integram o CISOMT. Além de atender a 14 cidades que integram o consórcio, o hospital serve de referência para mais sete municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Guaporé (região de Pontes e Lacerda), para Rondolândia e também para duas cidades da Bolívia: San Matias e San Ignacio de Velasco.

Credenciamento

De acordo com o prefeito Ronaldo Floreano dos Santos, uma das metas é ampliar os serviços oferecidos pelo hospital e também buscar o credenciamento da UTI pediátrica e da oncologia. “Estes serviços já funcionam, mas a falta do credenciamento no Ministério da Saúde impede o recebimento de recursos do governo Federal e todo esse custo fica com o governo do Estado. Também vamos trabalhar para ampliar os serviços ambulatoriais, que são as consultas médicas, os exames de imagem, e as cirurgias eletivas, como de hérnia, vesícula e apêndice”, explicou.

Outra missão que o consórcio terá pela frente na gestão do hospital é organizar e normatizar o sistema de regulação da unidade. “Hoje os municípios têm dificuldades na regulação com o hospital, pois a comunicação é feita via telefone e isso tem apresentado alguns problemas. Os prefeitos apresentaram sugestões e isso já está em discussão dentro do Escritório Regional de Saúde; estamos estudando algumas alternativas para melhorar esse sistema”, adiantou o presidente do consórcio.

Equipe experiente

Como a Congregação Santa Catarina já havia manifestado a decisão de não continuar mais à frente da gestão do hospital, equipes do consórcio há pelo menos 120 dias trabalham na formatação do plano de gestão que será adotado. “O consórcio é o órgão que vai fazer o gerenciamento da unidade. E para isso contará com uma equipe com o conhecimento necessário, com uma experiência de 20 anos na gestão de hospitais particulares e públicos”, afirmou Ronaldo Floreano.

Como o contrato de gestão com a Congregação Santa Catarina encerra-se no dia 30 de setembro, o consórcio irá fazer contratações emergenciais por 45 dias, podendo ser prorrogado por mais 45 dias, de acordo com a legislação trabalhista. “Grande parte dos atuais contratadas poderão ser aproveitados. Nesse período será realizado um processo seletivo público”, explicou o presidente do consórcio.

O hospital é referência para 24 municípios:

Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso (CISOMT) – 14 municípios

Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis, Gloria D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D´Oeste, Mirassol D´Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos.

Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Guaporé (Cisvag) – 7 municípios

Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D´Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Vale de São Domingos, Vila Bela da Santíssima Trindade.

Rondolândia (o município também é referenciado)

Bolívia – 2 municípios

San Matias e San Ignacio de Velasco.

+ Acessados

Veja Também