Conselho Municipal de Assistência Social auxilia 26 entidades municipais que ofertam atividades gratuitas

Foto: Assessoria

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) da Prefeitura de Rondonópolis é um órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil com o objetivo exercer o controle dos serviços públicos como os executados pelas Organizações da Sociedade Civil.

Está instância de controle, realiza orientação a população com relação aos seus direitos e serviços prestados pelas entidades, fiscaliza as entidades através de visitas técnicas e delibera sobre as políticas públicas na área a Assistência Social do Município de Rondonópolis.

Atualmente o CMAS atende a 26 entidades cadastradas, das quais 22 recebem aporte financeiro do município, através de termos de colaboração e 11 recebem recursos Governo Federal através de subvenções. O grande princípio das atividades exercidas pelas entidades é complementar ações na esfera pública de forma gratuita.

Outra atividade de suma importância realizada por este conselho é a habilitação e credenciamento de novas entidades e serviços no CMAS, possibilitando desta forma regularização e reconhecimento dos serviços prestados.

O CMAS recebe, durante o decorrer do ano, várias solicitações de entidades e organizações sem fins lucrativos que desenvolvem projeto social na cidade. O grupo de membros do conselho analisa ofícios e documentações de credenciamento para inserir o projeto social nas escolas municipais, depois há visita para verificar se consta na pratica o citado no projeto.

“Depois da documentação analisada, fazemos visita para saber se a entidade tem perfil ou não para receber essa ajuda”, explicou o representante dos trabalhadores do SUAS e assistente social, Bruno Araújo Botelho.

Atleta Cidadão

Um dos projetos mais conhecidos é o Atleta Cidadão realizado pelo Corpo de Bombeiros por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Educação para desenvolver judô e karatê dentro das escolas municipais em 16 polos durante o contraturno escolar proporcionando aos alunos saúde, concentração, disciplina e respeito ao próximo.