Conselho de Proteção e Defesa dos Animais é empossado em Rondonópolis

Foto: Wheverton Barros/Ilustrativa

Conselho de Proteção e Defesa dos Animais é empossado em Rondonópolis

O prefeito Zé Carlos do Pátio deu posse ao Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais na manhã desta sexta-feira (05). O grupo será formado por 18 representantes do poder público e também da sociedade civil, sendo nove de cada setor. O Conselho nasce com uma de suas metas mais importantes a criação das diretrizes que vão nortear o trabalho desenvolvido no Centro Especializado em Rondonópolis na Reabilitação de Animais Domésticos (Cerrado).

É neste Conselho que serão deliberados os projetos relacionados a proteção animal e o controle de zoonoses, além de outras atribuições. Os nomes dos representantes do poder público e da sociedade civil que integra ONGs, clubes de serviço, universidade, movimento comunitário e até o Conselho Regional de Medicina Veterinária já foram apresentados e a presidência será criada na primeira reunião do Conselho que também tem representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Câmara Municipal e o Juizado Volante Ambiental.

O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais foi instituído pela Lei municipal 9.811/2018 por iniciativa do vereador Adonias Fernandes e tem dentre suas prerrogativas, a de estimular a proteção responsável dos animais domésticos e atuar na discussão e fiscalização das ações do poder público para o cumprimento da legislação de proteção animal.

Com a conclusão do Centro de Reabilitação – Cerrado – o prefeito afirmou durante a posse que já pediu agilidade na aquisição dos móveis para equipar a unidade que terá capacidade de abrigar até 500 animais, entre cães e gatos. Pátio destacou que o funcionamento do Cerrado deve seguir critérios rígidos e técnicos no acolhimento de animais e também na gestão dos recursos financeiros que serão aplicados na unidade.

+ Acessados

Veja Também