Consciência Cidadã reúne mais de 300 cidadãos luverdenses para debater controle social

Redação PH

Redação PH

sinfra pavimenta mt-336 e leva asfalto para santo antônio do leste

Consciência Cidadã reúne mais de 300 cidadãos luverdenses para debater controle social

Mais de 300 pessoas atenderam ao chamamento do Tribunal de Contas de Mato Grosso e lotaram o Deseo Clube, em Lucas do Rio Verde, na noite desta quarta-feira (08.03), para participar do Programa Consciência Cidadã, que tem por finalidade estimular os cidadãos a exercerem o controle social.

A coordenadora do Consciência Cidadã, secretária de Articulação Institucional do Tribunal de Contas, Cassyra Vuolo, ressaltou a importância da iniciativa para a formação de um cidadão participativo. Lembrou ainda que a sociedade deve acompanhar como os recursos públicos estão sendo aplicados e que este é um bom momento para a mudança de postura, em razão de prefeitos e vereadores estarem iniciando uma nova gestão.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Flori Luiz Binotti, reforçou a necessidade de ampliar a participação popular na gestão pública, a fim de melhorar a qualidade das políticas públicas e até evitar que os gestores cometam erros, por inexperiência ou desconhecimento. Binotti anunciou que irá reforçar a Ouvidoria Municipal, para que ela se torne mais eficiente como canal de comunicação com a sociedade.

Representante da sociedade civil no encontro, o professor e diretor do IFMT de Lucas do Rio Verde, João Vicente Melo, elogiou a atitude positiva do TCE de buscar a interlocução entre os representantes dos poderes e a comunidade e salientou que exercer o controle social é uma responsabilidade da sociedade, que deve estar preparada para cumprir seus direitos e deveres.

Para obter mais conhecimento e se aperfeiçoar no trabalho, a servidora pública municipal Sirlei Amaro da Silva foi uma das primeiras a chegar ao Deseo Clube. Ela estava ansiosa para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas e poder auxiliar mais o cidadão em suas demandas. Sirlei estava acompanhada da filha de 12 anos, Bianca da Silva Alves, que sonha em ser juíza e gosta de saber tudo o que está acontecendo na cidade.

Também ansioso pelo início do debate estava o chacareiro Nelson Kafer, presidente do Clube de Idosos de Lucas. Nelson quis conhecer de perto o trabalho do Tribunal de Contas e saber como colaborar para melhorar a gestão pública do município. "Todos estão cansados de tanta corrupção, está faltando honestidade e transparência", frisou.

O debate contou com a presença do presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim; do conselheiro substituto Luiz Henrique Lima; do procurador de contas Willian de Almeida Brito, do promotor de Justiça Francisco Gomes Júnior; e do juiz diretor do Foro da comarca, Cássio Luís Furim. A mediação ficou por conta da coordenadora do Consciência Cidadã, Cassyra Vuolo.

+ Acessados

Veja Também