Conheça as ações do Governo de MT que ajudam a população no combate ao coronavírus

Bombeiros fazem desinfecção em locais de grande circulação em Cuiabá - Foto por: Christiano Antonucci

Conheça as ações do Governo de MT que ajudam a população no combate ao coronavírus

A área de Saúde e as ações voltadas à prevenção do contágio pelo novo coronavírus vêm sendo tratadas como prioridade pelo Governo de Mato Grosso desde a confirmação de situação de pandemia.

São medidas diretas e indiretas que resultaram em um processo de preparação para atender os primeiros casos, além de desenvolver uma campanha de conscientização sobre a importância do isolamento social e a utilização de máscaras de proteção facial.

A distribuição das máscaras também vem sendo fundamental para quem circula pelas ruas e estabelecimentos públicos e privados, assim como a disponibilização de um canal de atendimento.

Saldos que antes eram utilizados para o pagamento de empréstimos junto à União, foram suspensos pelo período de 180 dias pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e passarão a ser destinados à Secretaria Estadual de Saúde (SES), para a aquisição de equipamentos, insumos, organização de leitos hospitalares, kits de testes, protetores, entre outros itens.

A preocupação inicial com pessoas consideradas do grupo de risco foi estendida aos demais, jovens e crianças em fase escolar que tiveram as aulas suspensas desde o dia 23 de março de 2020, assim como os que frequentam universidades públicas e privadas no intuito de evitar aglomerações e dificultar a disseminação do vírus.

Confira as iniciativas adotadas para auxiliar a população mato-grossense.

Estruturação

Foto por: Secom-MT
Além da Santa Casa, o Governo também está ampliando novos 210 leitos no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, dezenas de leitos nos hospitais regionais, e também a abertura de leitos em parceria com os municípios

Após oficializar em decreto a necessidade de se fazer o isolamento social e restringir a forma de funcionamento em vários setores para evitar aglomerações, o Governo do Estado de Mato Grosso fez adequações na estrutura do Hospital Estadual Santa Casa e iniciou a construção de leitos no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. A unidade conta com 200 leitos para atender pacientes graves que contraíram o coronavírus.

Até o dia 4 de maio, Mato Grosso terá 1.273 leitos hospitalares públicos exclusivos. Serão 326 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para os casos graves e 947 leitos de enfermaria.  As ampliações no número de leitos em hospitais estaduais serão permanentes. A contração de 751 profissionais de saúde para reforçar o atendimento aos pacientes também foi aberta em edital.

Equipamentos hospitalares comprados no exterior serão encaminhados para o Hospital Metropolitano. Ao todo são 200 camas hospitalares e cinco mil óculos de proteção para profissionais da saúde.

Também estão a caminho do Estado as aquisições de camas hospitalares elétricas (255), macacões de proteção (40 mil), protetores faciais (5 mil), máscaras cirúrgicas (500 mil) e do tipo KN95 (50 mil). O Estado ainda adquiriu 20 mil testes Covid-19, 215 monitores e 120 respiradores. Além de habilitação de laboratórios particulares para realizar o exame de coronavírus e a criação de Central de Atendimento para tirar dúvidas da população via 0800 647 1223.

Higienização e desinfecção

Foto por: Darlan E Silva

Houve desinfecção de locais com circulação de pessoas, como o aeroporto Marechal Rondon e as rodoviárias de Cuiabá e Várzea Grande. Fiscalização em bares e restaurantes para orientar proprietários e clientes sobre as medidas de combate ao novo coronavírus. Distribuição de álcool gel para hospitais estaduais, municipais e unidades essenciais em todo o Estado como delegacias, presídios, quartéis da Polícia Militar, prefeituras e secretarias.

O transporte público também passou por alterações como a redução da frota em circulação e a orientação para que os passageiros façam o trajeto sentados. Em transporte por táxi e motorista de aplicativo, fica proibida a utilização do banco dianteiro do passageiro. A parte interna do veículo deverá ser submetida a assepsia após a finalização de cada corrida.

Uso e distribuição de máscaras

O não cumprimento acarretará em multa no valor de R$ 80 por pessoa sem máscara, seja ela cliente ou funcionário – Foto por: Tchelo Figueiredo/Secom-MT

Lançamento da campanha “Eu Cuido de Você, Você Cuida de Mim”, para a conscientização do uso de máscaras, seguida da publicação da lei que obriga o uso das máscaras em locais públicos e privados, sob penalidade de multa no valor de R$ 80 ao responsável pelo estabelecimento.  A proteção, mesmo que artesanal, passa a ser obrigatória a partir do dia cinco de maio e já foram distribuídas mais de 80 mil máscaras de tecido para servidores e a população que vive em municípios com casos confirmados no Estado.

Além das máscaras, foram entregues à população, panfletos com dicas de utilização e higienização, visando a prevenção da propagação do vírus. A previsão é distribuir 150 mil máscaras artesanais durante a campanha.

Reeducandos lotados em unidades prisionais também contribuíram no processo de confecção das máscaras que foram doadas para hospitais. Recentemente o Governo reabriu os parques estaduais e os frequentadores devem manter a distância de social de 1,5 metros, evitar atividades em grupo e usar máscara durante todo o período de permanência, inclusive durante as atividades físicas. Os usuários devem deixar o parque assim que finalizar os exercícios.

Registros da Covid-19 e recomendações

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (01.05), 321 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 11 óbitos em decorrência do coronavírus. Porém, no início da tarde deste sábado (02), veio a confirmação do 12° óbito, a ser notificado no próximo boletim da SES).

Dos 321 casos confirmados, 104 estão em isolamento domiciliar e 188 estão recuperados. Há ainda 18 pacientes hospitalizados, sendo nove em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nove em enfermaria.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;

– Usar a máscara quando sair de casa e fazer a lavagem diariamente.

+ Acessados

Veja Também