Confinamento Ainda Traz Boas Perspectivas

Redação PH

Redação PH

confinamento ainda traz boas perspectivas

Confinamento Ainda Traz Boas Perspectivas

Depois da desvalorização, por causa da Operação Carne Fraca no país, o mercado do boi gordo volta a se recuperar. O preço da arroba está 5,4% menor ainda em relação ao mesmo período do ano passado, passou de R$132,19 paraR$124,67 à vista. No início de abril a arroba do boi gordo chegou a ficar 10% mais em conta, porém o pecuarista vai dando um passo de cada vez.

Os números são de otimismo. De acordo com a Associação Nacional de Pecuária Intensiva (Assocon), o número de animais confinados deve passar esse ano de4milhões de cabeças. Um dos motivos é o custo na produção que ficou menos pesada parao bolso em relação a 2016, tendo em vista os números expressivos na safra de milho que é o principal ingrediente para engordar o animal no cocho. Hoje cerca de 80% da produção da carne bovina do Brasil é destinada ao mercado interno.

Mas,quando se fala em exportação, há também positividade. O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços afirma que o setor de proteína animal está consolidado como um dos principais motores da exportação do país. Em 2016, o setor ficou como terceiro no grupo de produtos mais exportados, ficando atrás somente de grãos e dos minérios. Por isso quem aposta na pecuária está sim com o freio de mão puxado, porém na expectativa.Segundo dados do IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), num primeiro levantamento realizado no Estado, a intenção é engordar neste ano mais de 700 mil cabeças em confinamento, um número 7% menor em relação a 2016. Desses 700 mil animais para o confinamento, pelo menos 52% já foram comprados.

De acordo com o diretor-executivo da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) Luciano Vacari, em entrevista ao site oficial do órgão, “mesmo com as boas condições de preços dos insumos, o pecuarista está cauteloso. A queda da arroba e a instabilidade na escala de abate estão segurando o produtor na hora de decidir”, afirma. Por isso, o gado no pasto deve ser acompanhado com maior rigor ainda. Se o foco está no preço bom para vender a arroba nos próximos meses, hoje é o cocho do animal que deve ganhar destaque e estar farto.?Em média, um boi consome 14 quilos de comida e até 60 litros de água por dia. Mas para engordá-lo, um nutricionista deve fazer a supervisão do cardápio, sempre balanceado com fibras, proteínas, fonte de energia, minerais e vitaminas.

ParaDouglas Fonseca de Oliveira, sócio proprietário daReciclaBag, empresa de bags e cochos sustentáveis,os cochos bag têm tido uma boa aceitação no setor de engordanos últimos anos,“porque o pecuarista encontrou neste produto uma diferença grande na hora de alimentar o que ele tem de mais precioso no pasto, que é o gado”. O empresário explicaqueos animais ficam mais cômodos ao se alimentar,porque o cocho bagé versátil,oferece umespaço amplo em forma de prato eevitaempoçamentode água.Os cochos bag têmbaixo custopor ser fabricado em tecido 100% virgem depolipropileno e polietileno,tratado contra raios ultravioleta. Atendem aos padrões técnicos estabelecidos pela ABNTe passam pelas mãos de colaboradores qualificados em programas contínuos de capacitação, agregando valores ao setor agropecuário. “Começamos atendendo sóEstado de Mato Grosso, hoje a empresa temvárias filiais e equipes de venda para atender todo o mercado brasileiro”, afirmaMarcelo Augusto Coutinho,um dos sócios proprietários daReciclabag. Maisinformações:www.cochobag.com.br.

+ Acessados

Veja Também