Condenados na Lei Maria da Penha poderão ser proibidos de ocupar cargos comissionados

Secretaria de Fazenda adia cobrança da Tacin

Condenados na Lei Maria da Penha poderão ser proibidos de ocupar cargos comissionados

Em sessão plenária nesta terça-feira (12), o deputado estadual Ulysses Moraes (DC), líder do MBL no Mato Grosso, apresentou projeto de lei propondo a vedação de nomeações de pessoas que tenham condenação com base na Lei Maria da Penha (lei federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) para cargos comissionados na administração pública.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o estado teve o maior crescimento de processos envolvendo casos pendentes de violência doméstica, apresentando um aumento de 42% no período de 2016 a 2018.

Para Ulysses, a medida representa uma forma de o poder público contribuir no combate à violência contra a mulher, uma vez que agressores já condenados são afastados dos cargos públicos.

“Apresentei hoje esse projeto de lei e, estando na semana da mulher, em homenagem as elas, buscamos coibir a violência doméstica tendo em vista que os processos judiciais aumentaram nos últimos anos. Estamos visando cada vez mais punir o agressor que ocupe cargo, tanto no âmbito da administração direta quanto indireta. Tal medida representa uma forma do poder público contribuir no combate à violência contra a mulher, que assola todo o Brasil e, em especial, o nosso estado, afastando dos quadros públicos agressores já condenados”, afirma o deputado.

+ Acessados

Veja Também