Comunidades amazônicas recebem última fase deste ano da Operação Gota

Comunidades amazônicas recebem última fase deste ano da Operação Gota
Moradores vão receber imunização contra doenças como sarampo, febre amarela e meningite - Foto: Divulgação/Ministério da Defesa

Comunidades amazônicas recebem última fase deste ano da Operação Gota

Pessoas de comunidades ribeirinhas, rurais e indígenas do Amazonas e do Acre serão vacinadas contra doenças imunopreveníveis como sarampo, febre amarela e meningite, além das doses previstas tanto no Calendário Nacional de Vacinação quanto no Calendário Básico de Vacinação Indígena.

Parte da Operação Gota, a ação é coordenada pelo Ministério da Saúde com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que atua no deslocamento das equipes de saúde e no transporte de vacinas aos locais de difícil acesso.

Além disso, também participam da iniciativa secretarias de Saúde de estados, municípios e dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) envolvidos na campanha.

Imunização

Na última fase de programa neste ano, receberão as doses moradores de comunidades situadas nos municípios de Lábrea (AM), até 12 de dezembro, Rio Branco (AC) e Boca do Acre (AM), entre 3 e 12 de dezembro, e Cruzeiro do Sul (AC), entre 7 e 19 de dezembro.

Com essas imunizações, deve chegar a 12,5 mil o número de doses de vacinas transportadas às comunidades amazônicas em 2018. Implantada em 1993, a operação atualmente envolve cerca de 400 militares e mais de 30 aeronaves da Aeronáutica.

+ Acessados

Veja Também