Comunicação omnichannel – Conheça as vantagens dessa estratégia


Não é novidade para nenhum empreendedor o fato de que a presença digital seja um detalhe fundamental para o êxito. Ter um blog, um site e também uma boa hospedagem de sites são os ingredientes para uma boa interação com o público da empresa.

Na era que as pessoas acessam a internet para procurar por produtos e serviços, é essencial estar presente nesse meio online. Mas será que o gestor que leva a sua empresa para o universo online deve desprezar o meio offline?

Não é isso que a abordagem omnichannel diz. Pelo contrário, saber como unir o melhor dos dois mundos (o online e o offline) é ter à disposição mais canais para interagir com o consumidor.

Quer um exemplo de omnichannel na prática? Então a gente pode mencionar a seguinte situação: o consumidor recebe um panfleto de uma loja, procura por um modelo de smartphone no site. A compra é efetuada por meio do aplicativo e, por fim, recebe produto em sua casa.

O que é a abordagem omnichannel

Você já reparou que seu dia a dia as pessoas estão frequentemente interagindo com canais online e também com offline? É possível acessar a internet para pesquisar um produto ou serviço, mas efetuar a compra indo até a loja.

Ou seja, o omnichannel consegue aliar estratégias e abordagens que unem os mais diversos canais. Não é por acaso que o próprio nome do conceito é formado pelos termos “omni”, que designa a ideia de “todos”; e “channel”, que em português significa “canal”.

Posto isso, ser omnichannel é surfar entre todos os canais possíveis. Para isso são realizadas ações em lojas físicas, lojas virtuais, eventos, aplicativos, blogs e redes sociais. 

Se o negócio é omnichannel, o consumidor pode chegar a ele por meios online e offline, do modo que considerar mais conveniente.

Porém, é importante destacar um ponto: omnichannel não significa dar mais destaque para um determinado canal. Na verdade, o objetivo mesmo é conferir protagonismo para todos, os integrando e proporcionando mais comodidade para os clientes. 

As vantagens que o omnichannel traz para o seu negócio

Imagine um negócio gerenciado de forma impecável. Ele possui um blog com uma boa plataforma, o WordPress, por exemplo. Além disso conta com um excelente serviço de hospedagem de site e, para a sua segurança, ainda tem o certificado SSL.

No entanto, na hora de efetuar as estratégias para atrair clientes, você não precisa ficar limitado apenas a ações online. É possível também fazer uso de outros recursos offline, tais como abordagens e ações no ponto de vendas.

Sendo assim, vamos pontuar a seguir as vantagens que o omnichannel pode proporcionar para uma empresa. 

Melhor captação dos clientes

Ao estabelecer a ação em conjunto dos canais de um empreendimento, será possível reparar que a quantidade de consumidores impactados será muito maior. A razão disso é bem evidente, pois o público terá à disposição mais canais para conhecer o negócio.

Sendo assim, não são apenas por meio das redes sociais que o negócio poderá para interagir com os clientes. Aos poucos poderão ser integrados outros canais e ferramentas, tais como o e-mail marketing, por exemplo.

Rapidez no atendimento

Com mais canais à disposição, o negócio fica à disposição do cliente 24h. Isso traz mais agilidade quando o consumidor quer saber algumas novidades a respeito de uma determinada promoção ou sanar dúvidas sobre o funcionamento de um produto.

Melhor coleta de dados

A utilização conjunta de canais permite que o gestor consiga coletar mais dados relevantes dos seus clientes. Isso ocorre por meio de cadastros em blogs, reações nas postagens em redes sociais e interação com e-mail marketing.

Nunca esqueça que quando se trata de e-mail marketing, tenha em mãos ferramentas próprias para a realização dessa ação. O E-goi é uma delas, pois permite ordenar listas de e-mails, programar envios e mais uma série de benefícios.

Satisfação do consumidor final

A ideia do omnichannel é que o consumidor tenha possibilidade de acessar vários canais que disponibilizam experiências agradáveis de compra e atendimento de qualidade.

Desse modo, o gestor vai cumprir um objetivo que muitos negócios querem alcançar, mas nem sempre possuem êxito: deixar o cliente satisfeito. 

Satisfazer o cliente é o passo ideal para fidelizá-lo. Sendo assim, ele compra mais vezes e até mesmo produtos de preços mais altos. Isso é possível, pois há uma relação de confiança entre consumidor e marca.

E se o consumidor se torna um cliente fiel a ponto de defender a sua marca, então o seu trabalho de realizar a estratégia omnichannel foi eficiente. 

Omnichannel implica em uma integração completa

Todos os aspectos de atendimento devem estar em sintonia para que o omnichannel funcione, desde o layout do aplicativo aos cartazes nos pontos de vendas. Quando esse tipo de ação é feita de forma planejada, os bons resultados aparecem.

Portanto, se você tem um empreendimento, analise e avalie quais serão as melhores maneiras para adotar a comunicação omnichannel.