Como investir na pecuária no Brasil

Como investir na pecuária no Brasil
Chico Valdiner/Gcom MT

Como investir na pecuária no Brasil

Você sabia que o Brasil é o segundo maior exportador de carne bovina do mundo? Bem como um dos maiores produtores de carne de frango e também de suínos? Dito isso, não é difícil imaginar que a pecuária nacional é também um dos melhores destinos para quem quer investir em negócios rentáveis no país.

Para quem está começando agora, a bovinocultura, suinocultura e avicultura são os três principais setores. Abaixo, listamos opções de como investir nessas áreas para quem ainda é iniciante e pretende se informar sobre como entrar nesse negócio tão lucrativo. Vamos lá?

Investimento em compra e venda de gado

Ao compreender todas as etapas de criação e reprodução desses animais, você estará mais preparado para o investimento de compra e venda de gado. É necessário também entender as necessidades dos compradores e investir nas melhores raças para corte — que no Brasil, são: Nelore, Brahman, Guzerá, Indubrasil, Caracu, Angus entre outras.

Para quem não se acha apto a arriscar tanto, investir nas tecnologias usadas nos processos de produção pode ser uma saída tão rentável quanto: a tecnologia continua recebendo incentivos e sendo aprimorada mesmo em tempos de crises econômicas de nível de nacional e mantém uma estabilidade saudável para o seu dinheiro.

O mercado crescente de suínos

Segundo dados da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), as exportações de carne suína tiveram, em 2017, um crescimento 17,6% maior do que o ano anterior, 2016. Um acúmulo total de US$ 1,248 bi. Atrativo, não é mesmo?

Entre as principais raças de corte de porco no país, estão: Landrace, Large White, Duroc, Pietran, Hampshire e Wessex. Mas além das opções de investimento nos próprios animais, investir na alimentação desse rebanho também se mostra cada vez mais lucrativo.

Por serem alimentados com ração, investir em grãos, vitaminas complementares, açúcar e óleos de soja é uma alternativa.

A diversidade no ramo de aves

Estima-se que a produção de de carne de frango nacional seja de aproximadamente 14 milhões de toneladas por ano. Com isso, a produção de ovos também pega carona numa crescente de mercado com 4% de avanço no primeiro tri de 2017 sobre o mesmo período do ano anterior.

Por conta das altas perspectivas para a próxima década, investir em aves é atrativo tanto para quem quer lucro a curto prazo quanto para os que buscam investimentos médios e longos.

O abastecimento de supermercados, açougues e outros destinos dessa carne, como restaurantes e vendas especializadas tornam o investimento realista em termos de lucro.

+ Acessados

Veja Também