Como evitar alergias em casa?

Mike Alves

Mike Alves

Pexels

Como evitar alergias em casa?

Quem sofre de alergia, sabe que apesar de as crises alérgicas serem mais comuns durante o inverno, elas não tem estação certa para aparecer, ou seja, se o ambiente não estiver limpo e organizado é alergia na certa. 

Com estações cada vez mais secas, poeiras e micro-organismos em suspensão no ar (os principais agentes causadores de alergia) fazem a festa na mucosa das narinas e dos olhos. Quem sofre de alergias precisa ter cuidado redobrado durante o ano todo.

São cuidados fundamentais, que envolvem a limpeza de sua cama confortável, do travesseiro macio e até dos cantinhos menos visitados da casa, afinal, para os agentes causadores qualquer descuido é oportunidade para saírem “voando” por aí e alcançarem seus olhos ou nariz. Veja como evitar alergias dentro de casa. 

Mantenha todos os ambientes bem-ventilados

Garantir uma ampla ventilação nos ambientes é o primeiro passo para evitar alergias dentro de casa. Para isso, além de deixar janelas e portas abertas durante o dia, também é importante usar o mínimo de mobiliários e objetos de decoração. Quanto mais itens, maior o número de superfícies para a poeira se alojar. 

Caso você use um umidificador, não abuse, umidade em excesso dentro dos ambientes estimula a procriação de fungos e mofos. Se você usa o ar-condicionado regularmente nos dias quentes, certifique-se de limpar os filtros do aparelho semanalmente. 

Cuidados com móveis e estofados 

Além de limpar os itens de madeira com alta frequência, é importante impermeabilizá-los para reduzir o acúmulo de poeira e deixá-los alguns centímetros da parede para garantir a ventilação.

Caso suas crises sejam muito frequentes, é importante optar por mobílias de revestimento sintético (que são muito mais fáceis de limpar) e escolher mesas e bancadas em mármore, Corian ou Silestone, pois são materiais com propriedades antibacterianas, antifúngicas e extremamente fáceis de serem mantidos completamente limpos.

Para os estofados, a melhor escolha é o couro, seja animal ou sintético, pois não acumula sujeira. Se preferir outro material, escolha uma entre as várias opções de tecido que recebem tratamentos especiais hipoalergênicos, bactericidas e fungicidas.

Em relação à tapeçaria, a melhor opção é não utilizá-la. Tapetes e passadeiras acumulam uma sujeira danada e são extremamente difíceis de limpar adequadamente. Além disso, muitas vezes depois da limpeza, sobra umidade, transformando o item num verdadeiro paraíso para proliferação de fungos, mofos e bactérias. 

Revestimento do piso e das paredes 

O pior pesadelo para os agentes causadores de alergia é um ambiente muito limpo e ventilado. Por isso, é interessante que sua casa tenha revestimentos fáceis de limpar, como piso frio em porcelanato, cerâmica ou pedra. Nada de carpetes ou tacos de madeira.

Para as paredes, a melhor escolha são revestimentos lisos, sem texturas de alta porosidade, só tinta básica e antialérgica. 

Evite o excesso de itens de decoração

Para evitar alergias em casa, é preciso reduzir ao máximo a quantidade de poeira nos ambientes, além, é claro, de mantê-los limpos. Para os itens de decoração, a ideia é utilizar sempre o mínimo, afinal, quanto mais objetos, mais vãozinhos e ranhuras para a poeira se alojar e os micro-organismos proliferarem. Já para as cortinas, escolha modelos feitos em tecidos laváveis e lave-as semanalmente. 

Colchões, travesseiros e almofadas precisam ser encapados 

Essas peças geralmente não são laváveis, juntam poeira e são morada de ácaros, micro-organismos terríveis para quem sofre de alergias respiratórias. Uma boa ideia é encapá-las com tecidos antimofo e laváveis. Assim, essas peças se manterão por muito mais tempo inofensivas e sua superfície com o mínimo de poeira. Desde que você as lave periodicamente, como duas vezes na semana, por exemplo.

Além dessas dicas, é importante estabelecer uma rotina de limpeza para todos os cômodos da casa e nunca utilizar os mesmos lençóis, fronhas e cobertores por mais de três dias.  

+ Acessados

Veja Também