Como escolher o fone de ouvido ideal para cada situação?

Unsplash.com

Como escolher o fone de ouvido ideal para cada situação?

Hoje em dia, é muito comum ver as pessoas andando por aí com fones de ouvido conectados em seus dispositivos móveis. Pode ser para escutar música no trabalho, para acompanhar as viagens, durante um trajeto no transporte público, na academia ou na rua praticando alguma atividade física para ajudar a dar mais disposição e animação. O acessório é usado também para focar em uma reunião, escutar algum stories, podcast, mensagem de áudio, ou ainda para assistir um vídeo ou séries da Netflix, por exemplo.

Com tantas utilidades para o fone de ouvido, é importante saber escolher qual deles melhor se encaixa para a sua rotina e usabilidade, levando em consideração aspectos que são essenciais para cada perfil, como o design do produto, qualidade do som e conforto.

Existem modelos que se encaixam no canal auditivo por meio de borrachas, os que possuem arcos sobre a cabeça e almofadas para os ouvidos, os que ficam na entrada do canal auditivo, modelos sem fio, entre outros. E aqui vale uma regra, nem sempre o barato compensa, pois pode estragar com mais facilidade, o som pode não ter muita qualidade e no fim, por ser uma opção

mais descartável, pode te fazer gastar mais do que se fizesse um investimento maior em um produto de qualidade.

E não esqueça da sua saúde auditiva também, que é muito importante, para que você não precise aumentar muito o volume e acabar prejudicando a audição.

Confira algumas dicas para escolher o fone de ouvido de mais indicado de acordo com o seu estilo de vida.

Para viajar

Prefira modelos pequenos, que sejam mais fáceis e práticos de guardar na bagagem de mão ou bolsa. Se você se incomoda com barulhos externos, opte por fones que tenham bom isolamento e não esqueça de observar o fone se possui baterias com boa durabilidade para viagens mais longas.

Conforto também é fundamental para aproveitar a viagem com tranquilidade, por isso evite fones que apertem a orelha.

Unsplash.com

Para trabalhar

Muitas pessoas escutam música no trabalho, pois a prática ajuda a focar e a assim rendem mais. Entretanto, nem sempre é possível se desligar do mundo e

você precisa está ligado em tudo o que acontece ao seu redor. Nesse caso, o recomendado são modelos mais tradicionais, como o earbuds, ou a opção com almofadas, mas que não envolva a orelha toda, que deixam o som ambiente vazar.

Para se concentrar

Se a intenção é se desconectar do mundo e se concentrar totalmente para alguma atividade, a dica é oposta do item anterior. Prefira os fones de ouvido que tenham bom isolamento de barulhos externos, como os intra-oculares ou circoauriculares.

Para academia / esportes

Escolha um fone de ouvido que tenha boa qualidade de som, que seja confortável e ao mesmo tempo firme e seguro, para que se ajuste bem na orelha e não fique caindo na hora de praticar a atividade física.

Opte por um modelo que seja resistente ao suor e que permita escutar ruídos externos, pois é importante estar atento ao ambiente da academia, caso alguém fale com você para revezar um equipamento, por exemplo. No caso de exercícios na rua, há o quesito de segurança, como para se escutar as buzinas.

Observe o design e tamanho dos fones (menores são mais adequados), que são características que podem ajudar na mobilidade na hora da prática da atividade física, oferecendo mais liberdade nos movimentos. Opções sem fio também são válidas.

Pesquise e verifique o modelo de fone de ouvido que melhor atende às suas necessidades, dentro do seu estilo, que ofereça conforto, qualidade e que não prejudique a sua audição.

+ Acessados

Veja Também