O que já vinha sendo visto como forte tendência antes de toda crise econômica do país e da Covid, agora, com a pandemia sob controle, se estabeleceu como a forma favorita de consumo dos brasileiros, as compras online.
Na verdade, o e-commerce aumentou mais de 100% durante a pandemia e o que se espera é que, mesmo com ela sob controle, as pessoas continuem a optar por essa modalidade de vendas, principalmente, por toda a praticidade que representa.
O problema, no entanto, é que isso acabe levando as pessoas a se perderem diante de tantas ofertas e facilidades online, resultando em rombos no orçamento e muitas dívidas.
Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui algumas dicas de como conseguir economizar nas compras online. Confira!
- Cadastre-se em sites de lojas do seu interesse
Muitos sites de lojas oferecem um cupom de desconto após seu acesso, bastando cadastrar um email. Sem dúvida, uma ótima forma de ficar por dentro das ofertas de sua loja predileta.
- Use mecanismos de comparação de preços
A internet oferece muitas facilidades, uma delas é poder comparar preços na hora de fazer suas compras. Isso pode ser feito por meio de sites de comparação de preços, como Google Shopping; Zoom; Buscapé… E, claro, também pode pesquisar por conta própria, visitando lojas fora das principais listadas, só vai demorar mais tempo.
- Crie alertas para variações de preço
Muita gente não sabe, mas sites como Zoom e Buscapé, por exemplo, emitem alertas quando um produto baixa de preço, cabendo em seu orçamento. Por meio dessa funcionalidade, você pode definir o quanto gostaria de pagar por determinado produto. Basta que crie o alerta e, sempre que determinados itens de seu interesse estiverem com o valor reduzido, você receberá uma notificação.
- Busque cupons de desconto
Embora lá fora um Site de cupom desconto já seja realidade há um bom tempo, aqui ainda é novidade, mas o fato é que já existem alguns especializados em diferentes cupons de desconto. E para usufruí-los, basta acessá-los e se cadastrar para receber, gratuitamente, cupons que podem ser utilizados em diversas lojas para comprar online.
- Faça compras coletivas
Não é novidade alguma que comprar em maior quantidade sai sempre mais em conta que pagar por cada item. Por isso, a dica é procurar comprar com amigos ou familiares em determinadas lojas por atacado, ou que vendam promoções levando determinado número de produtos, isso acaba pesando menos no bolso.
- Aposte em serviços de cashback
Hoje já é possível encontrar compras online em cashback, ou seja, além de um desconto ao comprar online, de quebra, receber parte do dinheiro de volta. Sites que oferecem esse serviço, como Méliuz, só exigem que se cadastre e, após instalar um plugin em seu navegador, sempre que entrar em um site parceiro do serviço, vai receber um alerta de que pode ganhar dinheiro de volta com uma compra. Então, é só ativar o cashback e fazer sua compra online. O dinheiro recuperado vai se acumulando na sua conta do Méliuz e, quando quiser, poderá resgatá-lo para fazer novas aquisições ou simplesmente transferi-lo para sua conta bancária.
- Saiba como economizar no frete
Sabemos como o frete pode ser um problema em algumas compras, muitas vezes, até motivo de desistência. É fundamental sempre verificar o valor cobrado antes de colocar o produto no carrinho. Não esqueça que muitas lojas oferecem desconto na compra online, porém, compensam isso no valor do frete. A dica, portanto, é procurar comprar todos os produtos em uma mesma loja, ou acumular compras para que o valor do frete valha a pena.
- Cuidado com os juros
Vale saber que embora os preços dos produtos online costumem ser menores do que os preços de lojas físicas, é preciso muita atenção no caso de parcelar suas compras, já que os juros costumam ser mais salgados no e-commerce . Por isso, tenha em mente que o ideal é sempre evitar parcelar as compras, dando preferência para os pagamentos à vista.
- Faça uma lista
Não é novidade que a internet é um mar de tentações, por isso, se não tiver foco no que realmente precisa, vai acabar se enchendo de dívidas. Por isso, a dica é fazer uma lista do que precisa comprar e, claro, segui-la.
- Mantenha seu planejamento financeiro sob controle
Quer evitar dívidas e rombos no orçamento? Então, a principal dica é procurar não gastar mais do que pode, evitando compras desnecessárias. É preciso entender e diferenciar o que é importante e o que é supérfluo. Claro, que uma loucura de vez em quando não faz mal nenhum, só não deixe que isso comprometa seu orçamento ou vire um hábito.