Como aumentar as vendas do seu pet shop?

Como aumentar as vendas do seu pet shop?

Turbine seu pet shop com essas dicas estratégicas!

A maioria das pessoas que começam a empreender abrindo um pet shop o fazem pelo dinheiro e pelo coração. Quando se gosta de animais, trabalhar com um negócio desse nicho garante satisfação e felicidade.

Entretanto, assim como qualquer outra empresa, é necessário deixar um pouco a emoção de lado e agir racionalmente. Afinal, uma loja de animais também é um negócio que precisa de funcionários, saúde financeira e, principalmente, de clientes. Para lucrar com um negócio assim, quem precisa ser conquistado e mimado é, justamente, o tutor dos animais, pois são eles que fazem as compras, pagam pelo banho e tosa e buscam pela melhor opção para os seus animais de estimação. 

Se você está querendo melhorar os seus resultados sem perder a essência do seu negócio, fique com a gente e aprenda tudo sobre estratégias de venda que podem ser utilizadas no seu pet shop sem precisar desumanizar sua loja. Confira!

7 práticas para conseguir mais vendas no pet shop 

A qualidade dos produtos é um ponto fundamental para o sucesso de uma loja de animais, assim como o atendimento com os bichos, a atenção com seus tutores e o carinho no dia a dia. Muito embora sejam questões importantes, para aumentar as vendas é preciso mais do que isso.

Um dos caminhos importantes é investir em técnicas estratégicas que contem com o marketing digital e a expertise da liderança. Selecionamos abaixo algumas práticas que vão auxiliar no planejamento dos próximos meses. Confira quais são elas!

Invista em inovação e qualidade

A tecnologia ajuda a melhorar a qualidade do gerenciamento de uma empresa, unindo diversos setores e otimizando processos. Buscar por essas inovações é fundamental para atrair mais clientes.

Isso acontece quando há uma integração de vários ambientes de compra que a empresa oferece, também é inovador trabalhar com opções de pagamento facilitadas, manter um site com alta usabilidade e pensado na satisfação do cliente, entre outros pontos que compõem o cotidiano de um negócio.

A informação faz total diferença quando falamos de um mercado altamente competitivo e que está em constante efervescência nos últimos anos.

Ofereça vantagens ao cliente

Oferecer vantagens ao cliente é o primeiro passo dentro das estratégias de vendas. Há diversos tipos de benefícios que você pode gerar para o seu público a fim de que ele tenha desejo em conhecer melhor a loja de animais.

Os benefícios possíveis são: promoções, pontos acumulativos, newsletter com as novidades da rede, delivery, programas de fidelidade, brindes legais, sorteios, serviço de transporte para pets, entre muitos outros.

Esta técnica, apesar de estratégica, deve ser intuitiva. O empreendedor precisa analisar e entender sobre o que o seu público gosta, o que mais procura e quais vantagens podem garantir maior satisfação e eficiência.

Organize as informações do público

Para aplicar a técnica acima, a empresa precisa manter um banco de dados com informações relevantes sobre o cliente, que possam garantir tomadas de decisão efetivas dentro do negócio.

O programa de pontos costuma ser uma ótima forma de fidelizar o cliente e atrair público. A ideia de completar uma pontuação e conseguir produtos ou descontos, anima os tutores de animais de estimação.

O pet shop também ganha ao concentrar informações importantes sobre seus clientes e manter um material para os planejamentos de benefícios.

Organize de forma estratégica a loja

Dentro da loja, seguir algumas dicas de organização também ajudam a aumentar as possibilidades de vendas. Para este tipo de planejamento, os dados que citamos anteriormente são utilizados para estudo comportamental dos clientes.

Os produtos da marca que estão no topo da lista dos mais vendidos devem ficar dispostos na parte do fundo da loja de animais. Para o cliente chegar até ele, terá contato visual com os demais produtos comercializados no local.

Se uma pessoa vai até a loja com intenção de adquirir apenas um produto, pode mudar de ideia ao ver as prateleiras com outras opções. Essa técnica é infalível para as lojas físicas. Manter produtos de higiene pet e remédios longe dos alimentos também melhora a relação com o cliente durante sua passagem.

Saiba planejar as atividades

O planejamento de um pet shop é muito importante para a saúde do negócio. Seja ele financeiro, de marketing ou vendas, é preciso montar um de maneira periódica para entender pontos que estão mudando e outros que não.

Com isso, as chances de aumentar as vendas é maior. Com o planejamento, é possível melhorar a captura de usuários na internet, adaptar a loja de animais de acordo com os clientes que frequentam e personalizar o atendimento. 

Esses pontos melhoram a produtividade de qualquer empresa, se tornando muito eficiente e apresentando resultados positivos. Por este motivo, sempre tenha um planejamento de suas ações dentro do empreendimento.

Invista em Marketing Digital 

O marketing digital é uma das melhores maneiras de atrair clientes na internet. Com ações definidas, campanhas planejadas e muitas estratégias aplicadas, você consegue melhorar, de forma exponencial, o número de produtos vendidos em lojas online. 

Investir em marketing digital significa criar uma equipe especializada em campanhas e planejamento ou contratar agências que façam isso – as duas opções são válidas e funcionais para todos os tamanhos de empresa. 

Os profissionais atuam em todo processo de atração de clientes pelos canais de comunicação possíveis, disponíveis de acordo com os recursos oferecidos. Com um pequeno grupo e estratégias traçadas, é possível começar as campanhas de modo simples e barato.

Portanto, busque a melhor opção para o seu negócio, mas não deixe de investir em marketing digital.

Foque na fidelização de clientes

A fidelização do cliente é fundamental para garantir vendas recorrentes e estruturar a vida financeira do pet shop. Com isso, também é necessário investir em técnicas que trabalhem o pós-venda de forma inclusiva e objetiva.

O programa de pontos, como já dissemos, é uma ótima ferramenta para a fidelização e pode estimular que o cliente volte mais vezes. 

Como cuidar da gestão do pet shop ajuda nas vendas?

A gestão bem alinhada é transformadora. O sucesso do resultado final é construído em cada setor que atua no cotidiano das empresas. Uma equipe alinhada, processos facilitados, diálogo entre os setores, indicadores-chave e monitoramento de atividade é o segredo para boas vendas.

Para manter a organização do negócio, o ideal é adotar tecnologias de gerenciamento de processos. Uma ferramenta bastante completa é o sistema ERP, o qual contém todos os procedimentos de uma empresa centralizados em um único lugar. 

Essa plataforma de gestão para empresas atua na otimização das atividades diárias, automatizando tarefas burocráticas e exaustivas, garantindo mais tempo para que a equipe foque no cliente.

Dessa forma, manter atenção no seu negócio de maneira mais consciente, fica até fácil!

Pet shop: o mercado que não para de crescer

Muito além de banho e tosa, o pet shop está ganhando espaço por promover bem-estar animal e oferecer o que há de melhor no mercado de pets. Segundo a ABINPET, o mercado pet brasileiro movimentou cerca de R$35,8 bilhões no ano de 2021.

Portanto, garantir um software para pet shop para a sua empresa significa mostrar ao mercado que a sua marca está dentro do jogo! Não deixe de otimizar os processos da sua empresa por falta de um sistema de qualidade. Acesse o site da Omie e conheça essa e outras soluções mercadológicas!

+ Acessados

Veja Também