Como a nutrição influencia no desempenho?

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

Como a nutrição influencia no desempenho?

Um bom desempenho, em todas as áreas da vida, depende muito da situação do organismo. É impossível obter um bom nível de concentração ou aumentar a capacidade de resistência sem ter uma alimentação saudável e hábitos que ajudem a potencializar e estimular a produção de componentes que fazem com que o corpo funcione bem. Sendo assim, saber mais sobre alimentos e métodos que aumentam a capacidade metabólica do corpo é fundamental.

Com o advento da globalização e o desenvolvimento da tecnologia, as pessoas têm tido cada vez menos tempo e a forma de lidar com o tempo também mudou bastante. A facilidade de fazer tudo em frente ao computador, após a revolução tecnológica e o surgimento da Internet, tornou o ser humano muito mais dinâmico, sem dúvida, é possível fazer uma maior quantidade de tarefas em muito menos tempo. É necessário, todavia, que o corpo também se adapte a estas mudanças de hábito. Cada vez mais conectados, a vida tronou-se mais fácil, tanto no quesito conforto como na capacidade de concentração e produção, inclusive ampliou o acesso ao lazer e a inúmeras outras formas de interação, como jogos on line, por exemplo. As várias horas em frente à tela de computador exigem um pouco mais de disciplina.

A alimentação é o fator mais importante para o bom funcionamento do corpo. A combinação entre uma dieta balanceada, exercícios físicos e lazer é sinônimo de vida saudável. Para isso, é importante saber quais alimentos devem ser consumidos e como combiná-los a fim de que possam contribuir para um melhor desempenho do corpo.

O consumo de calorias está diretamente relacionado ao desempenho. É necessário consumir a quantidade adequada de calorias para ter energia suficiente e evitar a fatiga – que piora a capacidade cognitiva e de concentração. Uma alimentação rica em vegetais, frutas, laticínios, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, é a ideal. É importante ressaltar, todavia, que estes alimentos devem ser combinados, isso significa que consumir apenas carboidratos ou proteínas, por exemplo, não supre as necessidades energéticas do corpo. Os açúcares devem ser evitados, apesar da sensação imediata de saciedade, eles são pobres em nutrientes e fazem com que o corpo acumule gordura. O consumo de água também é fundamental, mas não precisa ser somente água, bebidas não-alcoólicas também hidratam e contribuem para uma boa performance.

Para garantir o bem-estar e uma vida equilibrada a alimentação não pode ser um fator secundário, é ela que possibilitará que as atividades do dia a dia sejam desempenhadas de forma mais eficiente. Boa alimentação e atenção às necessidades do corpo são os elementos que não podem ser esquecidos dentro do mundo cada dia mais dinâmico e demandante.

+ Acessados

Veja Também