Comitiva dos Emirados Árabes Unidos busca informações do Agro de Mato Grosso

Redação PH

Redação PH

rodada do armazena mt reúne mais de 250 participantes

Comitiva dos Emirados Árabes Unidos busca informações do Agro de Mato Grosso

Um grupo de representantes dos Emirados Árabes Unidos conheceu nesta quinta-feira (10/08) a agropecuária de Mato Grosso em uma apresentação feita na Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Famato).

O grupo foi recebido pela diretoria da Famato e por representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O objetivo da visita foi estreitar relações e entender como funciona a produção agrícola e pecuária no estado que é líder no cultivo de soja, milho, algodão e produção de carne.

A embaixadora Hafsa Abdulla Mohamed Sharif Al Ulama se surpreendeu com os dados apresentados pelo gestor de projetos do Imea Paulo Ozaki. Ele mostrou os números de produção de soja, milho, algodão e pecuária de corte e informou sobre o funcionamento do escoamento dessa produção, logística, dados de exportação, desafios do setor produtivo rural, tendências e perspectivas em médio e longo prazos.

Ozaki também falou sobre os processos produtivos sustentáveis desenvolvidos em algumas fazendas de Mato Grosso que integram a agricultura, pecuária e floresta numa mesma propriedade.

O 1º vice-presidente da Famato Francisco de Castro destacou a importância do estado para o fornecimento de alimentos para o mundo. "A gente produz muito e preserva muito usando tecnologia. Mato Grosso já é e continuará sendo um dos principais estados fornecedor de alimentos para o mundo".

Castro apontou os principais desafios do setor: diminuir os custos de produção e de transporte. "Quando esses desafios forem superados, certamente Mato Grosso será muito mais competitivo. O grande problema da produção brasileira são as leis trabalhistas, que melhoraram com a reforma, as leis ambientais, que são as mais rígidas do mundo, e a logística", acrescentou.

A embaixadora Hafsa Abdulla informou que os Emirados Árabes Unidos têm grande demanda por alimentos, apesar de produzirem legumes, frutas, aves, peixes e produtos derivados do leite. "Consideramos o Brasil um lugar muito interessante para isso. Temos companhias que investem em segurança alimentar para o futuro. Queremos que esses investidores conheçam Mato Grosso", disse.

A agenda de visitas da comitiva continua até sexta-feira (11/08). O grupo terá reuniões na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Governo do Estado, Sebrae-MT e com lideranças do fórum dos governos da Amazônia Legal.

Também participaram do encontro na Famato o diretor da Companhia Aérea Emirates no Brasil Stephane Perard, o segundo Secretário Abdelrahman Abdulla Almaazmi, o relações públicas Felipe Campos Pereira, os diretores de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis, e Administrativo Financeiro, Vilmondes Sebastião Tomain, e o gerente Técnico do Senar-MT Carlos Augusto Zanata.

Principais produtos agropecuários produzidos:legumes, melancia, aves, ovos, peixes, produtos derivados do leite

Principais produtos industrializados produzidos:petróleo e derivados, alumínio, cimento, fertilizantes.

Principais produtos exportados:petróleo bruto, gás natural

Principais produtos importados:máquinas e equipamentos de transporte, produtos químicos e alimentos.

Principais parceiros econômicos (exportação):Japão, Índia, Coreia do Sul e Irã.

Principais parceiros econômicos (importação):Índia, China, Estados Unidos e Alemanha.

Exportações (2015):US $ 147 Bilhões

Importações (2015):US $ 217 Bilhões

Saldo da Balança Comercial:superávit de mais de US$ 70 bilhões (em 2015)

+ Acessados

Veja Também