Comitê de Gestão de Crises elabora decreto com normas para reduzir a proliferação do coronavírus em Rondonópolis

Foto: Wheverton Barros

Comitê de Gestão de Crises elabora decreto com normas para reduzir a proliferação do coronavírus em Rondonópolis

Nova reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (17), no Paço Municipal, com os membros do Comitê de Gestão de Crises criado para tratar do controle do coronavírus em Rondonópolis.

Atento ao contexto geral da pandemia declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e visando responder de forma antecipada e veloz às ameaças do Covid-19 contra a população, o comitê debateu, durante o encontro, as medidas que devem constar no Decreto 9.407 de 17 de março de 2020, que entra em vigor amanhã e estará disponível para ser lido na íntegra no Diário Oficial do Município (DioRondon).

Buscando adotar as normas necessárias de controle e contenção de riscos para evitar a dispersão do vírus, levando em consideração que Rondonópolis se encontra na fase de contenção da doença, o Decreto 9.407 tem em vista minimizar a disseminação do coronavírus.

Assim, o documento determina que, em caráter obrigatório, devem ser suspensas aulas nas redes pública e privada de ensino, nos cursos preparatórios em geral e no Zumbi dos Palmares, nas universidades, faculdades, nos cursos técnicos e profissionalizantes.

Também está obrigatoriamente suspensa a emissão de alvarás para eventos de qualquer natureza que precisem de licença do Poder Público. Aqueles que já haviam sido emitidos ficam revogados.

A obrigatoriedade de suspensão atinge, ainda, oficinas sociais, culturais e atividades esportivas, entre elas, partidas de futebol e campeonatos. Eventos particulares como bailes, festas comunitárias, de casamento e em casas noturnas, além de bingos, sessões de cinema, boates e casas de festas também são abarcados pela suspensão obrigatória.

Academias, clubes de lazer, sindicatos devem suspender suas atividades.

Servidores públicos com suspeita de contaminação pelo coronavírus devem se afastar imediatamente, encaminhando atestado médico por e.mail ao setor onde trabalham e comparecerem na data agendada para perícia médica oficial em local reservado especialmente para casos suspeitos de Covid-19. Também ficam liberadas as servidoras gestantes.

Concursos públicos e seletivos também estão suspensos enquanto perdurar a crise.

Além dessas atitudes, o decreto recomenda que aqueles que tenham regressado ou regressem de viagens internacionais e interestaduais adotem o isolamento domiciliar por 14 dias e que idosos que possuam doenças pulmonares preexistentes evitem sair de casa.

Para enfrentar o momento de pandemia, todas as unidades de saúde do município servirão de referência para receber casos suspeitos do Covid-19.

+ Acessados

Veja Também