Comissão se reúne para discutir manutenção de certificados da ABNT

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Comissão se reúne para discutir manutenção de certificados da ABNT

A Comissão do Sistema de Gestão da Qualidade e do Sistema de Gestão de Energia se reuniu na manhã desta segunda-feira (11/07) para dar início às atividades de manutenção dos seis processos certificados com o ISO 9001:2008 do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e com o ISO 5001:2011 relativo à eficiência energética desempenhada pela instituição. Na solenidade, foi apresentado o cronograma das oficinas de qualidade voltadas a cada unidade responsável e que acontecem ao longo deste mês.

Conforme explicou o secretário executivo de Administração, Marcos José da Silva, o objetivo da reunião foi a de iniciar as discussões para capacitar as unidades e reparar eventuais falhas que existam nos processos já certificados. “Reunimo-nos com os responsáveis por cada setor, que foram designados para supervisionar cada certificado. Posteriormente, cada unidade será submetida a questionários de itens de controle e serão feitas verificações. Se encontrada alguma pendência, automaticamente abre-se um sistema de regularização e é feita uma intervenção”, afirmou o secretário.

Foram certificados com o selo ABNT NBR ISO 9001:2008 os processos: Sistema de Gerenciamento de Prazo – SGP ; Diário Oficial de Contas – DOC; Plenário Virtual; Auditoria Informatizada de Contas Anuais de Governo; Gerenciamento do Planejamento Estratégico – GPE e Sistema GEO-OBRAS. O TCE-MT também foi a primeira instituição pública do país a receber a Certificação ABNT NBR ISO 50001:2011 em seu sistema de Gestão de Energia, alcançando 5% de redução no consumo energética, o que corresponde a 137.280 kw/h com o programa de troca de lâmpadas fluorescentes por LED.

Segundo o secretário Marcos José da Silva, a importância das certificações é o “legado deixado enquanto cultura de padronização e da qualidade dos processos desenvolvidos pelo Tribunal de Contas”. E completou: “para receber estes selos, precisamos nos enquadrar nos moldes exigidos e para mantê-los é preciso organizar e verificar. Este é o grande feito que estas certificações propõem”.

+ Acessados

Veja Também