Comissão de Saúde aguarda última visita aos hospitais para divulgar relatório

Comissão de Saúde aguarda última visita aos hospitais para divulgar relatório

Comissão de Saúde aguarda última visita aos hospitais para divulgar relatório

A equipe técnica da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social comunicou que aguarda a última visita aos hospitais no interior do estado e região metropolitana de Cuiabá para divulgar o relatório final das ações parlamentares. Também está definido que o documento será encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde para as providências necessárias apontadas em texto.

De acordo com o cronograma, até o momento, os membros da comissão visitaram oito unidades de saúde nos seguintes municípios: Barra do Bugres, Cáceres, Rondonópolis, Água Boa,Várzea Grande (Hospital Metropolitano), Cuiabá (Hospital Adauto Botelho e Cermac) e Sinop, além da realização de uma audiência pública na capital.

“Estamos priorizando as unidades hospitalares que são administradas pelo Estado. São visitas técnicas, durante as quais solicitamos números e indicadores daquelas unidades”, disse o presidente da Comissão de Saúde, deputado Paulo Araújo (PP). Conforme o parlamentar, a equipe técnica pretende apresentar o relatório final após a última visita que será realizada no dia 23 de agosto no município de Alta Floresta.

“Visitamos in loco todas as unidades de saúde pela ótica do paciente, e no segundo semestre daremos continuidade a essas visitações. Em cada uma delas produzimos um relatório técnico com o objetivo de ajudar em recursos e melhores estruturas, propondo soluções e alternativas junto a gestão estadual, bem como forma de financiamentos”, lembrou Araújo.

O deputado citou como exemplo a visita da comissão ao Hospital Regional de Rondonópolis, quando a diretoria da unidade informou  que o local tem cobertura de atendimento 100% pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cujos serviços são classificados como de média e alta complexidade,amparando 19 municípios da região sul de Mato Grosso com população total estimada em 523 mil pessoas. Só no primeiro trimestre de 2019, o total de atendimentos registrados pelo hospital foi de 24.895 atendimentos.

Segundo informações da equipe técnica da comissão, o relatório final será concluído após o término das visitas nos unidades de saúde. “A comissão de saúde convocará uma reunião extraordinária para a discussão e aprovação do relatório. O documento macro é subdividido em partes com todas as deficiências dos hospitais apontadas individualmente, e comprovadas”, disse Maria de Lourdes Almeida Bisco, que junto com Ana Denise da Silva Pinto Teixeira e Elizete Lúcia de Araújo compõe a equipe técnica da comissão de saúde.

O deputado disse também que o grupo tem pautado o cronograma de visitas às unidades de saúde, priorizando as gerenciadas pela Secretaria de Estado de Saúde. “Em todos eles constatamos muitas irregularidades que foram repassadas pela equipe médica e que, posteriormente, serão encaminhadas para a SES tomar as providências necessárias”, ressaltou Araújo.

O presidente da comissão explicou ainda que as oito unidades tecnicamente visitadas representam 74 municípios. “Isso representa aproximadamente 65% da população do Estado e essas melhorias devem ser realizadas em caráter urgente”, justificou ele. Pelo calendário de reuniões da comissão de saúde, foram realizadas seis até o momento, com 46 projetos de leis tendo voto favorável dos deputados.

Veja o calendário das visitas técnicas:

Barra do Bugres – 01/04 – realizada.

Cáceres – 15/04 – realizada.

Rondonópolis – 06/05 – realizada.

Várzea Grande (HM) – 14/05 – realizada.

Água Boa – 17/05 – realizada.

Cuiabá (Adauto Botelho_ – 30/05 – realizada.

Cuiabá (Cermac) – 04/06 – realizada.

Sinop – 01/07 – realizada.

Sorriso – 09/08 – agendada.

Colíder e Alta Floresta – 23/08 – agendada.

+ Acessados

Veja Também